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sexta-feira, 22 de junho de 2012

Exposição de Matemática da UFMT em Araguaiana-MT

Uma equipe − formada pelos bolsistas do PIBID Matemática UFMT/CUA, juntamente com bolsistas do PET Matemática UFMT, bolsistas do ProExt (Programa: Laboratório de ensino e Mídias na formação dos Professores que ensinam Matemática) e professores da UFMT/CUA, totalizando vinte pessoas − saiu de Barra do Garças/Pontal do Araguaia rumo à Araguaiana numa aventura, passando por estrada de chão e por balsa na travessia do Rio Araguaia, para expor trabalhos desenvolvidos junto ao curso de Licenciatura em Matemática da UFMT/CUA, sob orientação dos Professores Admur Severino Pamplona, Márcia Dias de Alencar Lima e Wanderleya Nara Gonçalves Costa. Em Araguaiana no dia 21 de junho de 2012, foi reeditada a Exposição “Experienciando a Matemática”, com participação de mais de 500 estudantes, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio e executados dois minicursos para os professores.

 Na balsa - Rio Araguaia

 Chegando em Araguaiana-MT

 Bolsistas do PIBID, PET e ProExt

 Na entrada da Escola em Araguaiana

A bolsista Divina na sala de jogos

 Crianças da Educação Infantil




 Sala de vídeo













 Descontração depois do almoço

 Apreciando as frutas do pomar

Uma soneca depois do almoço 

Teve tempo até para um 'ping pong'

 Apreciando a beleza de Ponte Alta

 Para relaxar depois de um dia cansativo

 Apreciando a beleza de Ponte Alta

 Pra relaxar

 Entrado do Campus de Barra do Garças

 Campus de Pontal do Araguaia


terça-feira, 19 de junho de 2012

O PROBLEMA DOS 35 CAMELOS

O problema dos 35 camelos
(Este problema é baseado em uma passagem do livro “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan)

Durante uma calorosa discussão entre três irmãos, eis que surgem dois amigos montados num camelo que não conseguiram evitar uma paragem para apaziguar tal discussão. A falta de entendimento entre aqueles homens devia-se ao fato de não conseguirem fazer a divisão da herança de seu pai - 35 camelos. Não havia forma de chegarem a um consenso.
Segundo a vontade expressa do falecido, metade da herança seria para o seu filho mais velho, uma terça parte para o filho Hamed e, finalmente, para o filho mais novo, Harim, resta a nona parte da herança.
O filho mais velho pede 18 camelos, uma vez que metade de 35 são 17,5. Esta pretensão não foi aceita pelos outros irmãos, dado que o mais velho já leva a metade da herança. Hamed tendo direito a uma terça parte, 11 camelos e ainda mais de metade de outro, com toda a justiça acha que deve ficar com 12 camelos. Mas, Harim discorda completamente porque segundo a vontade de seu pai a nona parte da herança são quase 4 camelos. Dado ser ele o que menos recebe, então o mais novo reclama para si o benefício do arredondamento à parte inteira mais próxima.
É nesta altura que intervém Beremiz - o homem que sabia contar, dizendo que o que mais incomoda é ver 3 irmãos a discutir um problema que é dos mais simples de resolver. Contra a vontade do seu companheiro de viagem, Beremiz fez questão em juntar à herança também o camelo em que eles se deslocavam, ficando, assim, 36 camelos para repartir pelos três irmãos.
Impávidos e já mais serenos, acreditando que se tratava de obra divina o aparecimento e a bondade de tal criatura, os três irmão aceitaram que fosse Beremiz, com justiça, a fazer a tal divisão.
Não havendo dúvidas que metade do conjunto de 36 camelos são 18, Hamed e Harim deixaram partir o seu irmão mais velho com o número de camelos que antes reclamara. Também Hamed ficou satisfeito, dado que uma terça parte de 36 era precisamente aquilo que ele pretendia, 12 camelos. Por fim, também Harim não se pode queixar, uma vez que a nona parte da nova herança dava-lhe direito a que ficasse com 4 camelos.
Concluindo, todos os irmãos saíram a lucrar com aquela divisão 18 + 12 + 4, fazendo um total de 34 camelos. Perante esse fato o companheiro de viagem de Beremiz nem queria acreditar como era possível aquele entendimento e agora poderem prosseguir a sua viagem montados cada um em seus camelo.

Você consegue compreender o que aconteceu?

terça-feira, 29 de maio de 2012

Os pastéis e os viajantes

Três viajantes entraram numa pousada, pediram ao proprietário que fritasse alguns pastéis e foram tirar um cochilo. O proprietário levou uma travessa de pastéis para o quarto, colocou sobre a mesa e saiu sem fazer barulho. Passado algum tempo, um dos viajantes acordou, viu os pastéis e, sem acordar os companheiros, contou quantos havia, comeu um terço e dormiu de novo. Logo depois, o segundo amigo acordou. Sem saber que o primeiro já havia comido sua parte, contou os pastéis da travessa, comeu um terço e voltou a dormir. Finalmente o terceiro despertou. Contou os pastéis e comeu um terço. Nesse momento, os dois primeiros rapazes acordaram e compreenderam o ocorrido. Observando que na travessa ainda restavam 8 pastéis, ajude os viajantes a descobrirem:
1.      quantos pastéis o proprietário da pousada fritou?
2.      quantos pastéis cada um comeu?
3.      quantos pastéis cada um deveria comer a mais para que os três se servissem da mesma quantidade?

COMO FICAR RICO RAPIDINHO USANDO A MATEMÁTICA

Quer ficar rico rapidinho? Use a matemática.
Um bom começo é juntar o que você tem de dinheiro disponível e ir poupando ou então ganhar na loteria. Bem, vamos pensar numa maneira de você ficar rico em 30 dias. Isso mesmo! Em um mês você ficará rico se seguir as dicas da matemática! O segredo é você guardar 1 centavo no 1º dia, 2 centavos no 2º dia, 4 centavos no 3º dia, 8 centavos no 4º dia, 16 centavos no 5º dia e assim sucessivamente, sempre dobrando a quantidade do dia anterior. Se você continuar fazendo isso durante um mês, ao final dos 30 dias você terá incríveis R$ 10.737.418,00! Mais de dez milhões! Uma quantia bem maior que muitos prêmios de loteria. Que tal usar esse método? A matemática garante que é infalível.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Escola Heronides Araujo visita a Exposição "Experienciando a Matemática" na UFMT

No dia 18 de maio de 2012 os alunos do 6o e 7o ano da Escola E. Heronides Araujo juntamente com o professor Jarbas, visitaram a Exposição no campus da UFMT em Pontal do Araguaia-MT, veja as fotos.