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domingo, 6 de maio de 2012

06 de maio DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA

Comemore comosco o DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA em homenagem ao maior EDUCADOR MATEMÁTICO brasileiro, visitando a pagina oficial de MALBA TAHAM 
(http://www.malbatahan.com.br/).


O DIA DA MATEMÁTICA

Segundo o Professor Bigode (ANTONIO JOSÉ LOPES)(por e-mail), a iniciativa de instituir o Dia da Matemática partiu da comissão organizadora do Centenário de Malba Tahan, no ano de 1995. Esta comissão era formada por Pedro Paulo Salles (educador musical e sobrinho neto de Malba Tahan), André de Faria Pereira (historiador e neto de Malba Tahan), Valdemar Vello (editor e educador matemático), Atílio Bari (teatrólogo e ator)  e pelo próprio Bigode  (educador matemático), todos estudiosos em Malba Tahan, cada um na sua especialidade.
Bigode ainda comenta que a proposta do DIA DA MATEMÁTICA foi apresentada e entusiasticamente abraçada pelo saudoso educador e antropólogo Darcy Ribeiro, que na época era senador pelo estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história e suas aplicações no mundo, bem como sua ligação com outras áreas de conhecimento.
Assim, o Dia da Matemática foi oficializado no ano de 1995 na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e na Câmara Municipal de São Paulo. Mais tarde, a direção da SBEM deu continuidade à campanha pela instituição do Dia da Matemática apresentando o projeto de Darcy Ribeiro, que acabou sendo encampado pela deputada por Goiás Raquel Teixeira e que ainda está em tramitação na Câmara Federal (Projeto de Lei 3482/2004). Recentemente, por iniciativa da comunidade de educação matemática da Bahia, foi instituído o Dia Municipal da Matemática pela Câmara Municipal de Salvador.
Neste dia, espera-se a mobilização de alunos e professores para o desenvolvimento de projetos, exploração e promoção da matemática em suas várias dimensões da recreativa à cultural, da utilitária à histórica e muitas outras que lhe atribuem significado.
O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, de acordo com o PL 3482/2004, pois é a data de nascimento do Educador Matemático Julio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.
A obra de Malba Tahan foi estudada e gerou incontáveis artigos e teses, destaque-se o trabalho de Cristiane Coppe de Oliveira que defendeu em 2008 sua tese de doutorado “A sombra do arco-íris: um estudo histórico/mitocrítico do discurso pedagógico de Malba Tahan”. Certamente há muito mais sobre a obra de Malba Tahan e sua importância e influência na Educação Matemática brasileira.
Um acervo pessoal de Malba Tahan, do Instituto Malba Tahan foi transferido para o Centro de Memória da Educação, da Unicamp. Recentemente foi criado uma pagina oficial em homenagem a Malba Tahan (http://www.malbatahan.com.br/).
Malba Tahan era o pseudônimo do professor de matemática Julio César de Mello e Souza, nascido no Rio de Janeiro no dia 6 de maio de 1895. Ele é o autor de um dos maiores sucessos literários de nosso país, o romance O Homem que Calculava, já traduzido em mais doze idiomas. Embora tenha publicado ao longo de sua vida cerca de 120 livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil, atingindo tiragem de mais de dois milhões de exemplares, pouca gente sabe que ele era brasileiro.
Como Julio César de Mello e Souza, escreveu alguns livros didáticos de matemática e o Dicionário Curioso e Recreativo da Matemática. Durante muitos anos o público acreditou que Julio Cesar e Malba Tahan fossem duas pessoas diferentes. Julio Cesar faleceu em Recife no dia 18 de Junho de 1974, vítima de um ataque cardíaco. Estava na capital pernambucana para conferências sobre a Arte de Ler e Contar Estórias, título de um de seus livros.
Devemos aproveitar essa data para divulgar a Matemática como parte do patrimônio cultural da humanidade mostrando que a Matemática foi criada e vem sendo desenvolvida pelos seres humanos em função de necessidades sociais. Devemos, nessa oportunidade, divulgar a Matemática como área do conhecimento humano, sua história, suas aplicações no mundo contemporâneo, sua ligação com outras áreas do conhecimento e, principalmente, buscar derrubar mitos de que a matemática é muito difícil sendo acessível apenas aos "talentosos". Precisamos erradicar a idéia de que a Matemática é um "bicho-papão", uma disciplina sem vida que só exige dos alunos memorização de fórmulas e treinamento.
Trabalhando as obras de Malba Tahan é possível mostrar aos alunos que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura podendo ser trabalhada de forma dinâmica e criativa.

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