Páginas

Duvudas, criticas ou sugestões

Duvidas, criticas ou sugestões entre em contato pelo e-mail: pibidmatematicaufmtcua@gmail.com



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Banner Mauro ( II Semana Acadêmica)

https://docs.google.com/open?id=0B407vXlfqjs0ZjcxYmJkMTgtOWZkNC00ZjhiLThjNDEtZDc1MTQyYTgyZDE2

Banner Thaygra ( II Semana Acadêmica)

https://docs.google.com/open?id=0B407vXlfqjs0MTk3YjZiOTEtMTA3OC00ZjM5LTkzOWYtNGQ0YjdiM2FhYTc0

Banner Geovani e Luana ( II Semana Acadêmica)

https://docs.google.com/open?id=0B407vXlfqjs0ZmU1YTMzZTEtYWVlMy00OTg1LThhMjUtYzhmMDM2MDE3OTVm

Resumo Thaygra (I Semana Científica)

https://docs.google.com/document/d/1VP1I8RODv8D3pizquNAdNjgtXkDv5ByRn-5EQJz3a9M/edit

Resumo Luana e Geovani (I Semana Científica)

https://docs.google.com/document/d/13P8RWQHqh5zO0ApxrbB8yhMLxcpP1hi7gxgIzFnnjM8/edit

Resumo Mauro (I Semana Científica)

https://docs.google.com/document/d/1V93qU1t0XB5_s8wBD9G7d9vVx9NeRB-lWnQHOUcRhFE/edit

Artigo Científico (Pamplona e Costa)

https://docs.google.com/document/d/1n0W-B_efF-3hdwyyHVK9Aj0I9Q0e3pWo13lthTKmKOE/edit

Resumo Geovani e Luana (II Semana Acadêmica)

https://docs.google.com/document/d/1LHspy1SDt3VpVKGDxeg_LR9JgzNU3YQFHSN6Lke1QOg/edit

Resumo Thaygra (IISemana Acadêmica)

https://docs.google.com/document/d/1F6kfCvZcmMduVJ0CByd68u5ftdDLl5_6XOoyWAxNmAw/edit

Resumo Mauro (II Semana Acadêmica)

https://docs.google.com/document/d/17E6uV3pqJIpOPcDfKlQE_oC960SlIZscWnTR65B3VLM/edit

Subprojeto PIBID Matemática UFMT/CUA

https://docs.google.com/document/d/14qXz6cUMVYkoEU86tnGp53UDpiDvkFzB2SzKjx-5G9o/edit

Preparação para ENEM





Escola Estadual Irmã Diva Pimentel (Barra do Garças-MT)




II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Simpósio Nacional do PIBID (UFG/Goiânia)

II Semana Acadêmica (UFMT/Cuiabá)















Mini-curso "Laboratório de ensino e mídias na formação do Professor de Matemática" (UFMT/CEFAPRO-BG)









Noite cultural na Escola Irmã Diva Pimentel









terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Histórico do segundo semestre de 2011

Fizemos nossa primeira reunião no dia 07 de julho de 2011 no LEMA (Laboratório de Educação Matemática “Adarcy Siqueira Paiva Miguez”), no campus I no Pontal do Araguaia. Esta reunião tinha como objetivo fazer a integração do grupo e conhecer o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, o Projeto PIBID/2011/UFMT e o subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário do Araguaia. Iniciamos com a apresentação de cada um dos membros e depois com a apresentação dos slides feitos e apresentados pela Irene Cristina Mello (Coordenadora do Programa de Formação Docente – CPFD/PROEG) na primeira reunião com os coordenadores de subprojetos, em Cuiabá. Depois foi feito a apresentação, em slides feitos pelo coordenador, do subprojeto PIBID/Matemática/Araguaia. Foi apresentado os objetivos e orientações do programa PIBID, sua lei de criação, seu gerenciamento (CAPES) e sua organização. Ressaltou os objetivos da CAPES. Destacando também os objetivos do PIBID e as ações iniciais prevista no subprojeto PIBID/Matemática/Araguaia: a) Leitura e apresentação, para o grupo, de artigos publicados em anais de congressos, sobre ações do PIBID de outras instituições; b) Fazer a diagnose da realidade escolar; c) Observação das práticas pedagógicas e posturas didáticas vigentes na escola e na sala de aula do professor supervisor; d) Produção de materiais didáticos pautado na interdisciplinaridade; e) Realização de exposição interativa de materiais estruturados e jogos para o ensino da matemática; f) Criação de registros de dados e de informações sobre as ações do grupo; g) Participação em encontros, seminários, congressos e viagens de campo e h) Realização de reuniões semanais entre o coordenador, professor supervisor e os alunos bolsistas.  
As reuniões ocorreram nos seguintes dias:
11/08 - apresentação e discussão de artigos sobre ações do pibid (Luana, Mauro e Geovani); confecção de questionários de investigação da realidade escolar na EE Irmã Diva Pimentel(para professor-Luana e Geovani, para alunos-Marcio e Matheus e para a secretaria-Thaygra e Rosane); orientações para confecção e envio dos resumos dos trabalhos para a II Semana Acadêmica da UFMT em Cuiabá.
17/08 - apresentação e discussão de artigos sobre ações do pibid (Thaygra e Marcio); discussão e agendamento, para as duas próximas semanas, para assistir as aulas do professor Mauro Sergio Santana na EE Irmã Diva Pimentel; convocação para participar do mini-curso para professores no CEFAPRO: O laboratório de Ensino e as mídias na formação de professores de Matemática.
18/08 - participação no mini-curso no CEFAPRO/UFMT.(Met. E. M.)
25/08 - participação no mini-curso no CEFAPRO/UFMT.(Interdiciplinar)
01/09 - participação no mini-curso no CEFAPRO/UFMT.(Laboratório)
02/09 - apresentação e discussão de artigos sobre ações do pibid (Matheus); apresentação dos banners para II Semana Acadêmica em Cuiabá; relato e discussão sobre as aulas que os bolsistas assistiram na Escola Irmã Diva Pimentel; definição das próximas ações: plantão de duvidas (todas as terças feiras); preparação e discussão das provas do ENEM na Escola Irmã Diva Pimentel(discussão com os alunos nos sábados-24/09, 01/10, 08/11 e 15/11); apresentação de vídeos sobre profissões(aos sábados antes da discussão das provas do ENEM); exposições do LEMA na escola Irmã Diva Pimentel.
15/09 - participação no mini-curso no CEFAPRO/UFMT.(Midias)
22/09 - participação no mini-curso no CEFAPRO/UFMT.(Winplot)
23/09 - Discussão sobre o andamento das ações do PIBID, preparação para a noite cultural da Escola Irmã Diva Pimentel (relacionado com o tema: PAZ.  Definimos: - Algumas frases relacionando o tema paz e matemática; - Mensagens codificadas pelo produto de matrizes ( Cripitografia); - Textos sobre a cripitografia durante as Guerras; - Construção de “flores da Paz” com dobraduras; - Jogos de mágica matemática); organização dos detalhes finais para a II Semana Acadêmica da UFMT em Cuiabá; Definição de novas ações (preparação de mini-cursos sobre algumas das tendências metodológicas da Educação Matemática: Thaygra – modelagem; Luana e Matheus – uso de tecnologias educacionais(geogebra); Geovani e Rosane – escrita no ensino da matemática; Marcio – uso de tecnologia (Winplot)).
06/10 - participação no mini-curso no CEFAPRO/UFMT.(Blogs)
07/10 - Relato e discussão sobre a exposição de banners na II Semana Acadêmica em Cuiabá(realizado 28 a 30/09); Discussão sobre o andamento das ações do PIBID; Apresentação sobre o Geogebra por Luana e Matheus; Planejamento das aulas com o professor supervisor Mauro, fixando como toda quarta-feira à tarde o dia das reuniões para esse fim, na Escola Irmã Diva Pimentel.
20/10 - participação no mini-curso no CEFAPRO/UFMT.
21/10 - Discussão sobre o andamento das ações do PIBID/Matemática; Apresentação sobre modelagem por Thaygra;
28/10 - Discussão sobre o andamento das ações do PIBID/Matemática; Apresentação sobre softwer Wniplot por Marcio;
11/11 - Discussão sobre o andamento das ações do PIBID/Matemática; Apresentação sobre História da Trigonometria por duas alunas do PROEXT, Sabas e Linete;
18/11 - foi feitas atividades para serem desenvolvidas nos intervalos das aulas na Escola Irmã Diva Pimentel, tais como: jogos e apresentações dos projetos desenvolvidos pelo grupo do PIBID. Tivemos ao final uma oficina sobre xadrez como prática para nos prepararmos para essa atividade nos intervalos das aulas.
25/11 - Participação da mostra cultural da escola Estadual Dom José Selva, onde apresentamos jogos e desafios matemáticos. Preparação para ida à Goiânia no II Encontra das licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID.
02/12 - Discussão e avaliação das ações do PIBID/Matemática neste semestre; Avaliação da participação no I Seminário Nacional do PIBID em Goiânia; Definição das ações para o período de férias (Relatório semestral para 10/01/12 e oficina para a primeira reunião - 03/02/12); Festa de confraternização.

A equipe:

O grupo PIBIDmatemáticaUFMTcua

Coordenador de Área (Matemática):                Prof. Dr. Admur Severino Pamplona

Professores Supervisores:                                Profa. Patricia da Costa
                                                                       
Alunos:                                                           Thaygra Américo de Oliveira
Rosane Vilela Silva
Divina Sandro Ramos Lobo
Sergio da Costa Kaisa
Valéria Ramos de Souza
Alex Damaceno de Oliveira

Sobre o subprojeto PIBID Matemática UFMT/CUA

Este subprojeto está vinculado ao curso Licenciatura em Matemática da UFMT no Campus Universitário do Araguaia (CUA) e tem como escola parceira a Escola Estadual Irmã Diva Pimentel em Barra do Garças-MT. A equipe responsável pelo seu desenvolvimento é constituída por oito pessoas: o Coordenador de Área (Matemática), professor da UFMT/CUA; o Professor Supervisor, professor de Matemática da escola parceira e 6 (seis) alunos do curso Licenciatura em Matemática/CUA/UFMT. A duração é de 24 meses, que serão desenvolvidas de julho a dezembro de 2011, no ano de 2012 e de janeiro a junho de 2013. Seguindo os princípios do projeto original, acreditamos que ao vivenciar a prática do fazer pesquisa, o bolsista aprende que ela é uma atitude do cotidiano do professor, que este nunca está capacitado suficientemente e que a pesquisa enseja a reconstrução permanente da formação ao longo de toda a vida profissional.

Sobre o projeto PIBID/2011/UFMT

A gestão do projeto é realizada pela Pro-Reitoria de Ensino de Graduação através Coordenação de Programas de Formação Docente (CPFD/PROEG/UFMT) com auxilio de coordenadores: o Coordenador Institucional é o docente responsável pela coordenação do projeto no âmbito da IES; Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais é o docente que apóia o coordenador institucional no desenvolvimento do projeto; os Coordenadores de Área são docentes responsáveis pela coordenação dos subprojetos das licenciaturas selecionadas pelas instituições. A opção de atuação neste projeto foi pelo ensino médio e as ações estão baseadas numa perspectiva de formação docente pela pesquisa, na qual os saberes produzidos por meio da experiência e reflexão teóricas são formalizados em projetos/relatórios de pesquisas. Projeto que em sua dinâmica caracteriza-se pelos seguintes momentos:
  descrição da realidade escolar;
  análise da realidade escolar;
  ações que visem a minimizar ou mesmo superar as dificuldades e problemas detectados no processo de ensino-aprendizagem.

Sobre o PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo promover mudanças qualitativas na formação universitária de professores através de um processo de valorização dos cursos de licenciatura e da aproximação entre universidade e escolas da Educação Básica. Os licenciandos são inseridos nas escolas, vivenciando o seu cotidiano e cooperando para a realização de práticas pedagógicas, sob a orientação de professores da universidade e supervisão de professores de sua área em cada escola parceira. O Programa é financiado pela CAPES/MEC com a destinação de bolsas para estudantes e professores, bem como recursos de custeio. As Instituições de Ensino Superior participam deste programa apresentando projeto aos editais lançados pela Capes.  Três editais já foram lançados, os de 2007, 2009 e 2011.

Sobre a CAPES

Criada por Anísio Texeira em 1951, para aperfeiçoamento da EDUCACAO BRASILEIRA, a CAPES concentrou-se na Educacao Superior, em especial da Pós-graduação stricto-sensu. A lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007 modifica as competências e a estrutura organizacional da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que no seu artigo 2 cita “No âmbito da Educação Básica, a CAPES terá como finalidade induzir e fomentar (…) a formação inicial e continuada dos profissionais de magistério (…).” E no artigo 3 diz “A CAPES estimulará a valorização do magistério em todos os níveis e modalidades de ensino”. Assim é criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.