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quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Você sabe o que são SBM, SBMAC e SBEM e quais as diferenças entre elas?




São três associações científicas que congregam pessoas que fazem pesquisas ou tem interesse nas áreas, respectivamente, de Matemática pura, Matemática aplicada e no ensino da Matemática na educação básica. O campo científico que envolve o ensino da Matemática é chamado de Educação Matemática. Para facilitar a percepção das suas diferenças foi retirado trechos de seus estatutos e apresentado abaixo.
SBM
A Sociedade Brasileira de Matemática – SBM - constitui-se como uma Associação nos termos do Código Civil em vigor, é uma entidade civil, de caráter cultural e sem fins lucrativos, fundada em 1969.
A SBM tem por finalidade:
a.    congregar os matemáticos do Brasil;
b.    estimular a pesquisa em Matemática e assegurar sua divulgação através de publicações próprias;
c.    estimular a divulgação de conhecimentos de Matemática;
d.    incentivar e promover o intercâmbio entre os Matemáticos do Brasil e do exterior; 
e.    zelar pela liberdade de ensino e pesquisa, bem como pelos interesses científicos e profissionais dos matemáticos no Brasil; 
f.     promover a implantação e zelar pelo constante aprimoramento de trabalho e formação científica em Matemática no Brasil;
g.    oferecer assessoria e colaboração, no campo da Matemática, visando o desenvolvimento do país.

SBMAC
A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional – SBMAC – é uma associação civil e cultural aberta de caráter não lucrativo, criada em 1º de novembro de 1978.
São finalidades da SBMAC:
  1. congregar profissionais, estudantes e instituições que tenham interesse em matemática aplicada e computacional;
  2. incentivar atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento da matemática aplicada e computacional no Brasil;
  3. estimular a melhoria do ensino da matemática aplicada e computacional em todos os níveis;
  4. zelar pelo prestígio da ciência no país, pela preservação e aprimoramento profissional da comunidade técnico-científica nacional que atua na área de matemática aplicada e computacional;
  5. ficar permanentemente atenta à política governamental, no que diz respeito às atividades de ciência e tecnologia no Brasil, em especial àquelas de matemática aplicada e computacional, de modo a assegurar condições próprias para o desenvolvimento técnico-científico do país;
  6. estabelecer programas e ações conjuntas com instituições científicas correlatas do país e do exterior;
  7. estabelecer programas e ações conjuntas com instituições científicas correlatas do país e do exterior;
  8. promover anualmente, enquanto for de interesse da Associação, o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - CNMAC;
  9. promover, por meio de reuniões, congressos, conferências, cursos e publicações, o conhecimento, informações e opiniões que tenham por objetivo a divulgação da ciência e os interesses da comunidade de matemática aplicada e computacional;
  10. estimular a divulgação de conhecimentos da matemática aplicada e computacional, com a publicação de livros texto e monografias e demais meios de comunicação;
  11. estimular melhor aproveitamento e melhor distribuição de pessoal científico no campo da matemática aplicada e computacional e melhor planejamento da formação de especialistas necessários ao desenvolvimento do país.

SBEM

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM é uma associação civil sem fins lucrativos, de direito privado, de âmbito nacional e sem qualquer vinculação político-partidária ou religiosa, com caráter educacional, científico e cultural, fundada em 27 de janeiro de 1988.
São objetivos da SBEM:
1.    Promover o desenvolvimento da área de Educação Matemática e sua implementação na práxis educativa;
2.    Atuar, em caráter complementar às atividades do Estado, junto aos órgãos governamentais na formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de educação e, em especial, as relacionadas à Educação Matemática;
3.    Atuar como centro de debates sobre a produção na área de Educação Matemática, propiciando o desenvolvimento de análise crítica dessa produção;
4.    Atuar como centro de debates sobre a produção na área de Educação Matemática, propiciando o desenvolvimento de análise crítica dessa produção;
5.    Orientar e atuar na obtenção de recursos para o desenvolvimento da área de Educação Matemática;
6.    Promover o desenvolvimento de pesquisas na área de Educação Matemática;
7.    Promover estudos e ações focados na formação de professores na área de Educação Matemática;
8.    Promover e divulgar estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção de conhecimentos técnicos e científicos referentes às atividades ligadas à Educação Matemática, nos termos do que dispõe a Lei Federal nº. 9.790, de 23 de março de 1999;
9.    Congregar todas as pessoas que se dispõe a trabalhar pelos objetivos anteriores.

A SBEM atua como centro de debates sobre a pesquisa em Educação Matemática e propicia o desenvolvimento de análises críticas dessa produção. Em sua organização interna, abriga doze Grupos de Trabalho (GTs) que se reúnem, a cada três anos no Seminário Internacional de Educação Matemática - SIPEM, e se dedicam aos campos de: GT1 - Educação Matemática nas séries iniciais; GT2/GT3 - Educação Matemática nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio; GT4 - Educação Matemática no ensino superior; GT5 - História da Matemática e Cultura; GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação a distância; GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática; GT8 - Avaliação em Educação Matemática; GT9 - Processos cognitivos e lingüísticos em Educação Matemática; GT10 - Modelagem matemática; GT11 - Filosofia da Educação Matemática; GT12 - Ensino de probabilidade e estatística.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ENEM nos 25 anos de SBEM


Encaminhamos, aos nossos seguidores, o comunicado da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Durante a realização do XI ENEM construiremos mais um capítulo da história não apenas dos ENEMs, mas da própria SBEM.  Este capítulo comemorará os 25 anos da criação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM.

A História dos ENEMs está ligada de forma orgânica à própria história da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, demarcando, inclusive a sua origem. 

Desde a década de 1980 diversos grupos constituídos por professores, estudantes e pesquisadores no país, preocupados com questões referentes à Educação Matemática, promoveram debates e discussões com vistas  a um futuro promissor no espaço que lhes cabia no campo educativo. Essa preocupação motivou a realização do I Encontro Nacional de Educação Matemática- ENEM, na PUC–SP em 1987.  No ano seguinte, em 1988, realizou-se o II ENEM, na cidade de Maringá-PR, no qual ocorreu a fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática–SBEM.  A partir de então a SBEM realizou os ENENs seguintes, até 1995 bianualmente e após trianualmente. Sequencialmente a história dos ENEMs foi sendo construída.  Em 1990 o III ENEM ocorreu em Natal–RN,  o IV- ENEM em Blumenau em 1993,  o V ENEM em Aracajú–SE em 1995,fo VI ENEM em São Leopoldo-RS em 1998, o VII ENEM no Rio de Janeiro–RJ, em 2001, o VIII ENEM em Recife–PE em 2004,, o IX ENEM em Belo Horizonte MG em 2007  e o X ENEMN em Salvador – BA em 2010. Na Assembleia realizada em Salvador ficou acordado que o Paraná sediaria o XI ENEM, sendo o primeiro Estado brasileiro a sediar este evento em duas ocasiões. É com satisfação que Curitiba receberá os participantes deste XI ENEM.

Este evento é o mais importante no âmbito nacional, porque congrega o universo dos segmentos envolvidos com a Educação Matemática: professores da Educação Básica, Professores e Estudantes das Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia, Estudantes da Pós-graduação e Pesquisadores. A cada encontro constatamos o interesse pelas discussões sobre a Educação Matemática, seus fazeres múltiplos e complexos, novas tendências metodológicas e  pesquisas que dão sustentação ao campo. 

É o momento de refletir sobre o passado e de prospectar o futuro. Por isso a Comissão Local de Organização do ENEM criada pela SBEM-PR propôs que o tema do ENEM 2013 seja nucleado pela ideia de retrospectivas e perspectivas da Educação Matemática no Brasil. Olhar para o passado e vislumbrar o futuro para construir caminhos. 25 anos é um marco. É assim que estamos caminhando. 

Com promoção da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR abraçou a realização do evento em suas instalações e, sob a Coordenação Geral da Sociedade Brasileira de Educação Matemática-Regional do Paraná em parceria com as demais Instituições estaduais , federais e particulares do Estado sentem-se jubilosas, pois neste estado foi fundada a SBEM e aqui comemoramos , os seus 25 anos. 

Coordenação do XI ENEM e DNE 2010-2013

PIBID Matemática UFMT/CUA