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quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Você sabe o que são SBM, SBMAC e SBEM e quais as diferenças entre elas?




São três associações científicas que congregam pessoas que fazem pesquisas ou tem interesse nas áreas, respectivamente, de Matemática pura, Matemática aplicada e no ensino da Matemática na educação básica. O campo científico que envolve o ensino da Matemática é chamado de Educação Matemática. Para facilitar a percepção das suas diferenças foi retirado trechos de seus estatutos e apresentado abaixo.
SBM
A Sociedade Brasileira de Matemática – SBM - constitui-se como uma Associação nos termos do Código Civil em vigor, é uma entidade civil, de caráter cultural e sem fins lucrativos, fundada em 1969.
A SBM tem por finalidade:
a.    congregar os matemáticos do Brasil;
b.    estimular a pesquisa em Matemática e assegurar sua divulgação através de publicações próprias;
c.    estimular a divulgação de conhecimentos de Matemática;
d.    incentivar e promover o intercâmbio entre os Matemáticos do Brasil e do exterior; 
e.    zelar pela liberdade de ensino e pesquisa, bem como pelos interesses científicos e profissionais dos matemáticos no Brasil; 
f.     promover a implantação e zelar pelo constante aprimoramento de trabalho e formação científica em Matemática no Brasil;
g.    oferecer assessoria e colaboração, no campo da Matemática, visando o desenvolvimento do país.

SBMAC
A Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional – SBMAC – é uma associação civil e cultural aberta de caráter não lucrativo, criada em 1º de novembro de 1978.
São finalidades da SBMAC:
  1. congregar profissionais, estudantes e instituições que tenham interesse em matemática aplicada e computacional;
  2. incentivar atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento da matemática aplicada e computacional no Brasil;
  3. estimular a melhoria do ensino da matemática aplicada e computacional em todos os níveis;
  4. zelar pelo prestígio da ciência no país, pela preservação e aprimoramento profissional da comunidade técnico-científica nacional que atua na área de matemática aplicada e computacional;
  5. ficar permanentemente atenta à política governamental, no que diz respeito às atividades de ciência e tecnologia no Brasil, em especial àquelas de matemática aplicada e computacional, de modo a assegurar condições próprias para o desenvolvimento técnico-científico do país;
  6. estabelecer programas e ações conjuntas com instituições científicas correlatas do país e do exterior;
  7. estabelecer programas e ações conjuntas com instituições científicas correlatas do país e do exterior;
  8. promover anualmente, enquanto for de interesse da Associação, o Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - CNMAC;
  9. promover, por meio de reuniões, congressos, conferências, cursos e publicações, o conhecimento, informações e opiniões que tenham por objetivo a divulgação da ciência e os interesses da comunidade de matemática aplicada e computacional;
  10. estimular a divulgação de conhecimentos da matemática aplicada e computacional, com a publicação de livros texto e monografias e demais meios de comunicação;
  11. estimular melhor aproveitamento e melhor distribuição de pessoal científico no campo da matemática aplicada e computacional e melhor planejamento da formação de especialistas necessários ao desenvolvimento do país.

SBEM

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM é uma associação civil sem fins lucrativos, de direito privado, de âmbito nacional e sem qualquer vinculação político-partidária ou religiosa, com caráter educacional, científico e cultural, fundada em 27 de janeiro de 1988.
São objetivos da SBEM:
1.    Promover o desenvolvimento da área de Educação Matemática e sua implementação na práxis educativa;
2.    Atuar, em caráter complementar às atividades do Estado, junto aos órgãos governamentais na formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de educação e, em especial, as relacionadas à Educação Matemática;
3.    Atuar como centro de debates sobre a produção na área de Educação Matemática, propiciando o desenvolvimento de análise crítica dessa produção;
4.    Atuar como centro de debates sobre a produção na área de Educação Matemática, propiciando o desenvolvimento de análise crítica dessa produção;
5.    Orientar e atuar na obtenção de recursos para o desenvolvimento da área de Educação Matemática;
6.    Promover o desenvolvimento de pesquisas na área de Educação Matemática;
7.    Promover estudos e ações focados na formação de professores na área de Educação Matemática;
8.    Promover e divulgar estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção de conhecimentos técnicos e científicos referentes às atividades ligadas à Educação Matemática, nos termos do que dispõe a Lei Federal nº. 9.790, de 23 de março de 1999;
9.    Congregar todas as pessoas que se dispõe a trabalhar pelos objetivos anteriores.

A SBEM atua como centro de debates sobre a pesquisa em Educação Matemática e propicia o desenvolvimento de análises críticas dessa produção. Em sua organização interna, abriga doze Grupos de Trabalho (GTs) que se reúnem, a cada três anos no Seminário Internacional de Educação Matemática - SIPEM, e se dedicam aos campos de: GT1 - Educação Matemática nas séries iniciais; GT2/GT3 - Educação Matemática nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio; GT4 - Educação Matemática no ensino superior; GT5 - História da Matemática e Cultura; GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação a distância; GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática; GT8 - Avaliação em Educação Matemática; GT9 - Processos cognitivos e lingüísticos em Educação Matemática; GT10 - Modelagem matemática; GT11 - Filosofia da Educação Matemática; GT12 - Ensino de probabilidade e estatística.

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