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Ministério da Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L,
Lote 6.
CEP: 70.040-020
Brasília/DF
Brasil
|
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
ANO BASE:
2012
PARCIAL
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
PIBID 2011/UFMT
Subprojeto:
Matemática/Araguaia
Pontal do Araguaia-MT, 29 de novembro de 20112
Anexo XI
Relatório de Atividades ( X )
Parcial ( ) Final
1.
DADOS DA INSTITUIÇÃO
Nome e Sigla: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO –
UFMT
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Endereço: CAMPUS
UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA – Campus I: Rod. MT 100, km 3,5 Pontal do Araguaia-MT
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Telefones: (66) 34021120
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2. DADOS DA EQUIPE
2.1) Coordenador de área
Coordenador de área: ADMUR
SEVERINO PAMPLONA
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Endereço eletrônico:
admur@cpd.ufmt.br
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Unidade Acadêmica: ICET/Licenciatura
em Matemática
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Link para Curriculum Lattes:
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2.2) Professores Participantes
Nome
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Instituição
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Função
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ADMUR SEVERINO PAMPLONA
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UFMT
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COORDENADOR DE ÁREA
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2.3) Professores da Educação Básica
Participantes do Projeto
Nome
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Instituição
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Função
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Patrícia da Costa
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ESCOLA ESTADUAL “IRMÃ DIVA PIMENTEL”
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SUPERVISORA
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2.4) Bolsistas do Projeto
Nome
|
Nome
|
Nome
|
LUANA VIEIRA RAMALHO
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SERGIO DA COSTA KAISA
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DIVINA SANDRA RAMOS LÔBO
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MARCIO ALVES DE JESUS
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THAYGRA AMÉRICO DE OLIVEIRA
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ROSANE
SALES VILELA
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3. DADOS DO PROJETO
3.1)
Dados Gerais
Título: PIBID/2011/UFMT –
PIBID/MATEMÀTICA/ARAGUAIA
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Convênio ou AUXPE n.º: (quando
couber)
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Duração do
projeto
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Data de Início: julho/2011
|
Data de Término: junho/2013
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Número de meses de vigência do
projeto: 24
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Apresentação –
Resumo executivo do projeto (até 500 palavras)
A
Matemática é uma das áreas do conhecimento humano prioritárias para o desenvolvimento
de uma nação, pelo fato de que sua linguagem, seus conceitos e métodos são fundamento
para muitas outras áreas de conhecimento, ela torna-se terreno fértil para a
experimentação e interdisciplinaridade, sendo imprescindível para o
desenvolvimento técnico-científico do País. Assim, a Matemática encontra amplo
espaço no currículo da Educação Básica no Brasil. Entretanto, o ensino de
matemática tem-se realizado desconectado de uma realidade e predominantemente
formal e axiomático e, em decorrência disto, os estudantes sentem dificuldade
em perceber o uso e o impacto da matemática no seu cotidiano. Esse fato
compromete o aprendizado de outras disciplinas e, muitas vezes, vem causando
exclusões do sistema escolar. Nesse contexto, a formação do professor de
Matemática para a Educação Básica vem sendo foco de grandes debates. Para
nós, professores formadores aqui do Araguaia, a questão que se deve colocar para
a Licenciatura em Matemática, não é “Que Matemática ensinar?” ou “Como
ensinar esta Matemática?”, mas sim “O que se deve fazer para que o Professor
de Matemática da Educação Básica tenha as melhores condições de exercer
plenamente a sua profissão?”. De fato, percebemos a necessidade de preparar
melhor o graduando para assumir, nesta sociedade, uma prática educacional
pensada política e profissionalmente. Como uma resposta a tal questão/necessidade,
compreendemos que é primordial implementar ações, na formação do professor de
matemática para a educação básica, que se vinculem à tendências metodológicas
da Educação Matemática e que faça uso das atividades exploratórias e da
interdisciplinaridade, aliada à reflexões sobre a formação e o fazer docente.
Para tanto, é importante construir a competência necessária tanto na formação
inicial quanto continuada de professores e promover uma integração dos
professores em formação e dos professores em exercício. Assim, o Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência – PIBID veio nos propiciar condições de tornar concretas
estas ideias. E para isso, o subprojeto PIBID/Matemática/CUA está trabalhando
na Escola Estadual Irmã Diva Pimentel, uma escola de periferia e com menor
IDEB em Barra do Garças-MT, para que os alunos/bolsistas do curso de
Licenciatura em Matemática ao vivenciar esta realidade e desenvolver as ações
juntos com professores em exercício, possam ter uma formação apropriada ao
que se espera de um professor de Matemática para a Educação Básica. É a
partir desse contexto que destacamos a importância de que o Curso de
Licenciatura em Matemática do CUA/UFMT possa, por meio da sua inserção no
PIBID, contribuir para que a Universidade Federal de Mato Grosso cumpra os
compromissos e responsabilidades que assumiu frente à sociedade
mato-grossense.
Inserir neste campo um descritivo geral e sucinto do
projeto, seus objetivos, as ações desenvolvidas para seu cumprimento e alguns
resultados alcançados e impactos produzidos, bem como produções geradas.
|
|
Palavras chave (até
seis)
|
3.2)
Licenciaturas/subprojetos envolvidos
Licenciatura (nome)
|
Número de alunos participantes
|
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA/ICET/CUA
|
6 bolsistas e 12 voluntários
|
3.3) Escolas Participantes
Nome da escola
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IDEB
|
Número de alunos na
escola
|
Número de alunos envolvidos no projeto
|
ESCOLA IRMÃ DIVA PIMENTEL
|
3,9
|
455 (ensino médio)
|
120
|
3.4) Outros colaboradores do projeto (além dos bolsistas)
Nome
|
Função no projeto
|
Antonio Eduardo Pacheco
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Voluntária (bolsista PET/matemática)
|
Débora Ethiene Nascente
|
Voluntária (bolsista PET/matemática)
|
Eleonora Alencar Souza
|
Voluntária (bolsista PET/matemática)
|
Fabrício Gonçalves de Jesus
|
Voluntária (bolsista PET/matemática)
|
Fernanda Pereira Procópio
|
Voluntária (bolsista PET/matemática)
|
Marlene Sales Vilela
|
Voluntária (bolsista PET/matemática)
|
Rogério Silva Leite
|
Voluntária (bolsista PET/matemática)
|
Solange Nascimento Neves
|
Voluntária (bolsista PET/matemática)
|
Raiany Marques Souza
|
Voluntária
|
Elizangela Vilarinho da Mata
|
Voluntária (bolsista PROEXT/MEC)
|
Valéria Ramos dos Santos
|
Voluntária (bolsista PROEXT/MEC)
|
Wanderleya Nara Gonçalves Costa
|
Parceira (tutora PET/Matemática)
|
4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS
Indicador da atividade
|
Objetivo da atividade
|
Descrição sucinta da atividade (inserir início e período de
realização)
|
Resultados alcançados
|
1.
|
Levar
o estudantes bolsista a vivenciar o cotidiano da sala de aula e do fazer
docente.
|
Acompanhamento das aulas. (Durante todo o ano letivo, cada
bolsista acompanha uma turma/assiste as aulas da professora supervisora,
auxiliando-a na preparação das aulas e na sua atuação em sala de aula)
|
Houve
uma maior percepção acerca do fazer docente e do relacionamento
aluno/conteúdos/ métodos e estratégias de ensino.
Houve
uma melhoria na relação professor /aluno e bolsista/aluno devido ao
conhecimento e respeito pelo professor e bolsista sobre a realidade/vivencia
extra sala de aula do aluno.
|
2.
|
Auxiliar
estudantes com problemas de aprendizado.
|
Aulas de reforço no contra-turno. (Um dia da semana – terça feira -
durante todo ano letivo, era reservado para aulas de reforção no
contra-turno. A cada dia, participam dois bolsistas, num sistema de rodízio)
|
Melhorou o aprendizado dos estudantes da
escola parceira;
Consolidou o conhecimento matemático e o
pedagógico dos bolsistas.
|
3.
|
Favorecer
estudos conjuntos e elaboração de estratégias para melhor atender à escola
parceira.
|
Reuniões periódicas. ( Toda sexta feira à tarde é reservado
para as nossas reuniões, com a participação de todos bolsistas e o professor
supervisor)
|
Socialização
das atividades desenvovidas por cada um dos bolsistas. Cultivo/valorização da habilidade de planejamento,
da autonomia e da criatividade, assim como da capacidade de elaborar
propostas que venham contribuir para sanar problemas detectados. Avaliação dos resultados dos trabalhos individuais e em
equipe. Verificação da qualidade e impacto das ações realizadoas e a
proposição novas ações.
|
4.
|
Vivenciar na escola as contribuições do
CEFAPRO para a formação continuada de professores
|
Participação
na Formação Continuada/ CEFAPRO-BG. (Uma vez por mês, numa quarta feira à
tarde os bolsistas participavam, junto com os outros professores, das
discussões e leituras da Formação Continuada promovido pelo CEFAPRO-BG)
|
A vivência na Formação Continuada trouxe uma
contribuição teórica e um aprendizado na prática sobre postura, ética profissional
e muitos outros fatores importantes para a formação profissional dos
bolsistas.
|
5.
|
Contribuir
para com a escola parceira na organização na Mostra Cultural. Levar o
bolsista a compreender que o Professor de Matemática da Educação Básica é um
Educador e, como tal, também tem a função de promover, na comunidade escolar,
a motivação e gosto pela matemática.
|
Participação na Mostra Cultural da
Escola Irmã Diva Pimentel. Treinamento de estudantes-monitores no uso de jogos matemáticos,
composição de equipe de apoio, empréstimo do acervo do laboratório de
educação matemática da Universidade.
|
Desenvolvimento
de atividades lúdicas e maior envolvimento não só com os estudantes, mas também
com os seus pais e a comunidade escolar de maneira mais geral.
|
6.
|
Consolidar
conhecimentos matemáticos. Elaboração e testagem de métodos e estratégias de aula
para o ensino de conteúdos matemáticos específicos.
|
Planejamento e apresentação de aulas, de
oficinas e minicursos para o grupo.
(de
fevereiro a dezembro, em ‘aulas-piloto’, os bolsistas apresentam aulas,
oficinas e/ou minicursos que prepararam)
|
Aprimorar
os planejamentos, prever os resultados e dificuldades inerentes à ação direta
em sala de aula.
|
7.
|
Constituir
momentos de preparação para participação em eventos científicos com
apresentadores de trabalhos.
|
Planejamento e apresentação de
comunicações orais e banneres para o grupo.
(de
fevereiro a dezembro, nas reuniões
periódicas e vésperas dos eventos, os bolsistas fazem a apresentação prévia
de comunicações orais e banneres submetidos para apresentação em eventos
científicos/acadêmicos.)
|
Desenvolvimento
da habilidade de falar em público, argumentar, sintetizar ideias e expor as
experiências vivenciadas no programa.
|
8.
|
Estabelecer oportunidades que tornam os
membros da equipe mais capazes de comunicar, de modo escrito, suas pesquisas,
reflexões e experiências.
|
Produção
de artigos e de relatórios ao longo de todo o ano.
|
Foram produzidos textos (artigos completos e
resumos) e banneres para apresentação em eventos acadêmico-científicos.
Também foram escritos relatórios parciais que subsidiaram a redação do
relatório final de participação no Programa.
|
9.
|
Divulgar os trabalhos do grupo, atualizar
ou se envolver com temáticas novas, estabelecer contatos com pessoas e
instituições envolvidas com a Licenciatura, o Ensino de Matemática e o PIBID.
|
Preparação para a participação em eventos acadêmicos. (Estava previsto a participação em 4 eventos: 1) 4
Seminário Integrador do PIBID em Cuiabá(março); 2) III Semana Acadêmica em Cuiabá (Junho); 3) 4 Encontro Nacional
do PIBID em São Luiz (Novembro); 4) II Semana Científica em Barra do Garças
(Dezembro)
|
Os bolsistas participaram apenas dos
eventos locais e regionais, visto que a falta de apoio financeiro
impossibilitou a participação em eventos nacionais.
|
10.
|
Integração e discussão de temas
relacionados à docência.
|
Participação
no 4º Seminário Integrador do Pibid e 2º Seminário do Programa de Tutoria. (27 e 28 de março) Reuniram-se no
Hotel Fazenda em Cuiabá alunos e professores que fazem parte dos programas de
Tutoria e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).)
|
Trabalhos do grupo foram divulgados
e a participação neste evento levou a uma maior motivação dos bolsistas,
assim como a assunção de uma postura mais crítica sobre a produção acadêmica.
|
11.
|
Ampliar a
participação e vivência junto à comunidade científica.
|
Participação na II Semana Científica por meio da apresentação de trabalhos aceitos para
comunicação oral.
|
Os trabalhos do grupo foram
divulgados e analisados, o que levou a uma maior motivação dos bolsistas,
assim como a assunção de uma postura mais crítica sobre a produção acadêmica.
|
12.
|
Divulgar a
Matemática como área do conhecimento humano, sua história e suas aplicações
no mundo, bem como suas relações com outras áreas de conhecimento.
|
Planejamento e preparação da Exposição
Experienciando a Matemática.
Estudos e reflexão
sobre a comunicação e a divulgação científica, pesquisas, preparação de
banners e material manipulável.
|
Os
bolsistas desenvolveram habilidades para o trabalho em equipes
interdisciplinares, apuraram o gosto estético e desenvolveram uma visão espacial,
estudaram conteúdos matemáticos que não são abordados nas disciplinas do
Curso; envolveram-se na confecção de banners e no planejamento e execução de
atividades extracurriculares.
|
13.
|
Divulgar a
Matemática como área do conhecimento humano, sua história e suas aplicações
no mundo, bem como suas relações com outras áreas de conhecimento.
|
Participação na Exposição “Experienciando a Matemática”.
Exposição de
banners, experimentos matemáticos, jogos e materiais didáticos. As atividades
dos bolsistas incluem a montagem e a monitoria na exposição
Período: de maio
a dezembro – exposição itinerante (UFMT, E.E. Irmã Diva Pimentel, Araguaiana
e Paredão).
|
Os estudantes das
escolas puderam conhecer curiosidades sobre a matemática e seu uso; exercitar,
de modo lúdico, habilidades e conhecimentos matemáticos e, em muitos casos,
conhecer o ambiente universitário. Os
bolsistas desenvolveram habilidades para o trabalho em equipes
interdisciplinares, apuraram o gosto estético, estudaram conteúdos matemáticos
que não são abordados nas disciplinas do Curso; envolveram-se no planejamento
e execução de atividades extracurriculares.
|
14.
|
Contribuir
com a escola parceira na constituição de
estratégias que possam estreitar suas relações com a comunidade na qual está
inserida.
|
Participação da Oficina “Geomeria Natalina”.
Elaboração de
peças de decoração natalina para mães e professores de estudantes da escola
parceira. Na oficina conceitos e linguagem geométrico foram evocados para a
construção dos elementos decorativos.
Setembro a
dezembro.
|
Os licenciandos
puderam elaborar estratégias para explorar conceitos geométricos de modo
contextualizado via resolução de situações problemas. Puderam ainda
contribuir com a escola no sentido de estreitar seu relacionamento com mães
dos estudantes.
|
15.
|
Favorecer
a troca de experiências entre bolsistas do PIBID, com bolsistas do PET e com
os demais estudantes do Curso.
|
Participação como revisores da revista
“Primeiros escritos em Educação Matemática” e do “Jornal Integração Docente”.
Abril
a Novembro.
|
Estímulo
à leitura, à escrita e à troca de experiências. Ampliação das discussões
sobre questões educacionais, de modo a atingir os demais estudantes do Curso.
|
16.
|
Divulgar
os trabalhos realizados e o curso de Licenciatura em Matemática, junto à comunidade
universitária do Campus do Araguaia e para estudantes de outras escolas de
Barra do Garças e região.
|
Participação na Mostra de Cursos, (26 e 27 de novenbro - por meio de
exposição de banners elaborados pelo grupo para participação em múltiplos eventos
acadêmicos no decorrer do ano) e por meio da apresentação de comunicações
orais.
|
Avaliação,
pela comunidade universitária, do trabalho desenvolvido.
|
17.
|
Estimular o
estudo da matemática, melhorar o desempenho dos estudantes da escola parceira
na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, desenvolver
habilidades docentes dos licenciandos.
|
Preparação para a OBMEP, por meio do oferecimento de oficinas de resolução
de exercícios do banco de dados disponibilizado pela SBM (Sociedade Brasileira
de Matemática)
|
Os
licenciandos puderam rever conteúdos matemáticos de forma contextualizada,
(re)pensando diversas formas de resolução de exercícios e modos de discuti-los
com os estudantes da escola parceira.
|
18.
|
Socializar e discutir as ações do grupo
PIBID do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Ciências Exatas
e da Terra do Campus Universitário do Araguaia – CUA da Universidade Federal
de Mato Grosso – UFMT.
|
Criação e manutenção do Blog do grupo PIBID
Matemática UFMT/CUA.
(http://pibidmatematicaufmtcua.blogspot.com.br/)
|
O Blog vem contribuindo
na implementação e socialização de ações, do grupo, visando a aprendizagem da
matemática, vinculadas à tendências didático-pedagógica que fazem uso de
atividades exploratórias a partir da problematização da realidade do
estudante e da interdisciplinaridade, tendências essas aliadas à reflexões
sobre a formação e o fazer docente.
|
19.
|
Desenvolver o gosto pela matemática.
Estimular o uso do raciocínio
lógico-matemático
|
Gincana de Jogos Matemáticos, com diversas etapas e premiação referentes aos
jogos Torre de Hanói, Matix e Seixos.
|
Os estudantes da
escola parceira puderam desenvolver e/ou exercitar o uso de conhecimentos
relacionados a conteúdos matemáticos (números inteiros, operações matemáticas,
pensamento recursivo, etc) e habilidades sociais.
Os
licenciandos, ao se envolverem no planejamento e execução da atividade,
aprimoraram a capacidade de organização e gerenciamento do trabalho dos
estudantes.
|
Orientações Gerais
1.
Descrever sucintamente os
objetivos, atividades e resultados alcançados.
2.
Demonstrar a relação
entre as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados. É importante
explicitar, com clareza, a articulação entre atividades e resultados, de modo a
explicitar o cumprimento do objeto a que se destina o programa.
3.
Os resultados devem
apontar para a formação do professor, o trabalho coletivo desenvolvido, as
aprendizagens possíveis, a apresentação de trabalho em eventos, a manipulação
de instrumentos para a docência e a investigação educacional, a produção de
conhecimentos e saberes sobre a docência e a escola, dentre outros. As produções,
a serem apresentadas abaixo, materizalizam-se em artigos publicados, portfólios
e diários de bordo, material didático produzido (mídias, jogos, dinâmicas,
etc), estratégias didáticas, relatórios de avaliação dos resultados, dentre outras).
5. DESCRIÇÃO
DA PRODUÇÃO EDUCACIONAL GERADA
Obs.
1: As produções deverão ser apresentadas individualmente em
cada tabela e em
ordem alfabética. Insira novas linhas para o mesmo tipo de
produto. Ao final, a tabela deverá apresentar a quantidade total da produção.
Obs.
2: Os produtos devem ser apresentados em ANEXOS numerados, em
formato digital (CD ou DVD) e, quando possível, disponibilizado na website da IES.
O link deve ser informado no campo apropriado.
Obs.
3: O anexo, presente na mídia digital, deverá trazer com maiores
detalhes a produção gerada.
Obs.4: Os
produtos estão relacionados às atividades desenvolvidas. Portanto, para cada
tipo de produto, deverá ser apresentado o indicador da atividade correspondente
(ver quadro 4).
5.1)
PRODUÇÕES
DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
Neste grupo
enquadram-se produtos do tipo: banners e cartazes pedagógicos produzidos,
criação de banco de imagens, criação de banco de sons, criação de Blogs, criação
de kits de experimentação, estratégias e sequências didáticas, folders, mapas
conceituais, mídias e materiais eletrônicos, planos de aula, Plataforma Moodle
e outras, (Wikipédia), preparação de aulas e estratégias didáticas, preparação
de estratégias e sequências didáticas para o Portal do Professor, preparação de
minicursos, produção de cadernos didáticos, produção de objetos de aprendizagem,
produção de roteiros experimentais, produção de softwares, projetos
educacionais realizados, sínteses e análises didáticas; outros.
1)
Tipo do produto:___ banners ______________________________Indicador
atividade: _12___
a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):
Os banneres
foram produzidos pelos licenciandos a partir de questões relacionada a
conteúdos matemáticos específicos envolvendo Criptografia, Probabilidade,
Demonstrações, dentre outros.
|
|
(Anexo em
PDF)
·
Questões dos banneres
·
Banner
Demonstrações
·
Banner Numero
de Ouro
·
Banner
Criptografia
·
Banner
Empilhamento
·
Banner
Geometria do Taxi
·
Banner
Probabilidade
|
|
Quantidade total
|
7
|
2)
Tipo do produto:___ criação de Blogs _______________________Indicador
atividade: __18__
a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):
O blog do grupo contempla os seguintes tópicos:
|
|
(Anexo em hiperlink): http://pibidmatematicaufmtcua.blogspot.com.br/
|
|
Quantidade total
|
01
|
3) Tipo do produto:___ planos de aula
____________________Indicador atividade: ___6_____
a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):
Planos de aula relacionado ao conteúdo de Funções.
|
|
(Anexo PDF)
·
Planos de aula
|
|
Quantidade total
|
03
|
4) Tipo do produto: minicursos ______________Indicador
atividade: ___6_____
a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):
Apostila sobre o Software Geogebra
|
|
(Anexo PDF)
Apostila Geogebra 2012
|
|
b) Descrição
do produto gerado (Max. 100 palavras):
Apresentação em Power point do minicurso Matemática e Música
|
|
(Anexo PDF)
Minicurso
Matemática e Música
|
|
Quantidade total
|
02
|
5.2.
PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
Na produção
bibliográfica destacam-se: artigo técnico-científico publicado; dissertação de
mestrado em andamento ou concluída; edição, organização e/ou coordenação de
livros ou coleções; publicação de jornais na escola; publicação de livro;
publicação de capítulo de livro; publicação de resumo técnico-científico;
publicação de trabalho completo; publicação individual de crítica e resenha
científico-educacional ou prefácio de obras especializadas ou espetáculos; tese
de doutorado em andamento ou concluída; trabalho de conclusão de curso em
andamento ou concluída; tradução de capítulo de livro; tradução de peças
teatrais, de óperas encenadas e livros; outros.
1)
Tipo do produto:Publicação em anais de eventos (resumos expandidos)
Indicador atividade: 8,9 e 11
a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):
RAMALHO, L. V e PAMPLONA, A.S. Winplot: um aliado no estudo das cônicas.
In:
II Semana Científica, 2012, Barra do Garças. II Semana Científica. Barra do
Garças: UFMT, 2012. v. 1. p. 1-3.
(CD)
|
|
(Anexo em PDF)
publicacao - WINPLOT UM ALIADO NO ESTUDO DAS CÔNICA
|
|
b) Descrição
do produto gerado (Max. 100 palavras):
OLIVEIRA, T.A
e PAMPONA, A.S. Matemática e Música.
In: II Semana Científica,
2012, Barra do Garças. II Semana Científica. Barra do Garças: UFMT, 2012. v.
1. p. 1-3. (CD)
|
|
(Anexo em
PDF)
Publicação –
Matemática e Música
|
|
c) Descrição
do produto gerado (Max. 100 palavras):
COSTA, Aprendizagens associadas à organização de
exposições de
divulgação da
matemática. In: II Semana Científica, 2012,
Barra do Garças. II Semana Científica. Barra do Garças: UFMT, 2012. v. 1. p.
1-3. (CD)
.
|
|
(Anexo em
PDF)
Publicação - COSTA – Aprendizagens associadas à organização de
exposições de
divulgação da matemática
|
|
Quantidade total
|
03
|
2)
Tipo do produto: Publicação de artigos
_Indicador atividade: 8
a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):
RAMALHO, Luana
Vieira Como
introduzir funções no Ensino Médio?
|
|
(Anexo em PDF)
Artigo –
ramalho - funções
|
|
b) Descrição
do produto gerado (Max. 100 palavras):
COSTA,
Patrícia da. Acerca de um
Laboratório de Ensino de Matemática.
|
|
(Anexo em
PDF)
artigo -
costa - laboratorio ensino matematica
|
|
c) Descrição
do produto gerado (Max. 100 palavras):
OLIVEIRA, Thaygra
Américo de “Simplifiquei o radical, e aí, o que resolveu?!
|
|
(Anexo em
PDF)
Artigo
oliveira – simplifiquei radical
|
|
d) Descrição
do produto gerado (Max. 100 palavras):
COSTA e PAMPLONA, A
extensão universitária no contexto do estágio supervisionado de um curso de
licenciatura em Matemática. Perspectivas
da EducaçãoMatemática. v. 4,
p.145-156, 2012.
|
|
(Anexo em
PDF)
Artigo COSTA
e PAMPLONA – A extensão universitária no contexto do estágio
|
|
Quantidade total
|
04
|
3) Tipo do produto: Editoração _Indicador atividade: 15
a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):
Jornal Integração
Docente. Aos licenciandos, o Jornal dá
a oportunidade de desenvolver/exercitar as competências de expressar-se por
meio de textos escritos, dialogar e argumentar sobre Matemática e seu ensino.
É também uma oportunidade de informar sobre as ações da Universidade para a
formação na área, em especial, sobre os programas voltados para a
Licenciatura.
|
|
(Anexo em PDF)
Jornal
Integração Docente_03Ed
|
|
b) Descrição
do produto gerado (Max. 100 palavras):
Revista
Primeiros Escritos em Educação Matemática. Então, concebe-se que, em suas
atividades, o licenciando deva formular hipóteses, confrontar estudos
teóricos com a realidade, problematizar o cotidiano, propor soluções –
exercitar, enfim, a prática de um profissional pesquisador, reflexivo,
crítico, multidimensional, competente, capaz de responder às necessidades de
uma prática multifacetada e complexa.
Neste contexto, é importante que se que exponham, de forma escrita e
oral, suas vivências e reflexões – sobre sua própria prática ou a de outros
professores. São algumas dessas
produções escritas que apresentamos nesta revista.
|
|
(Anexo em
PDF)
revista
primeros escritos - paginas preliminares
|
|
Quantidade total
|
02
|
5.3) PRODUÇÕES
ARTÍSTICO-CULTURAIS
Este grupo engloba todos os resultados artístico-culturais
desenvolvidos no programa, tais como: adaptação de peças teatrais; atividades
de grafitagem, atividades de leitura dramática ou e peça radiofônica;
atividades de restauração de obras artísticas; autoria de peças teatrais,
roteiros, óperas, concertos, composições musicais, trilha sonora, cenografia,
figurino, iluminação e/ou coreografia integrais apresentadas ou gravadas nas
IES e escolas participantes; criação de espetáculos de dança; criação de filmes
e atividades cênicas; criação de grupos musicais; criação de rádio escolar; desenho
e pintura; exposição artístico-educacional; exposição de fotos e imagens; festivais
de dança na escola; festivais de música; maquetes; transcrição e/ou arranjos de
obras musicais; participação de alunos em concertos, recitais ou gravações; participação
de alunos em peças teatrais; sarau escolar, vernissage, dentre outros.
1) Tipo do produto:Exposição_________________Indicador
atividade: 12
a) Descrição
do produto gerado (Max. 100 palavras):
Exposição “Experienciando a Matemática”. Na exposição
“Experienciando a Matemática”, diferentes linguagens são utilizadas como
recurso didático para a compreensão de teorias e conceitos. Dos móbiles
coloridos em formatos geométricos aos quebra-cabeças, jogos e banners
explicativos, pode-se exercitar o raciocínio e encontrar respostas para
questões sobre probabilidade, formas da natureza, funcionamento de programas
de proteção de arquivos digitais (criptografia), geometrias não-euclidianas
(geometria do taxi e fractais) e conhecer a relação da matemática e de obras
de arte, como o cubismo de Picasso.
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(Anexo em hiperlink)
http://pibidmatematicaufmtcua.blogspot.com.br/2012/05/exposicao-experienciando-matematica.html
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b) Descrição
do produto gerado (Max. 100 palavras):
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(Anexo XXXX
em mídia digital e ou hiperlink)
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Quantidade total
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5.4) PRODUÇÕES DESPORTIVAS E
LÚDICAS
As atividades de
caráter lúdico e esportivo, como: criação de times de modalidades esportivas
(basquete, vôlei, futebol, etc), competições esportivas, criação de materiais para
recreação; criação de rodas de capoeira; desenvolvimento de novas modalidades
esportivas na escola; gincanas escolares; jogos para recreação e socialização;
jogos inter-classes; desenvolvimento de jogos especiais para inclusão
(goalball, futebol de 7, futebol de 5, voleibol sentado, natação, bocha,
outros); jogos populares; jogos dos povos indígenas (arco e flecha, cabo de
força, corrida de tora, natação em águas abertas, hipip; akô, insistró, kagót,
peikran, corrida de fundo, outros); atividades lúdicas para recreios e
intervalos escolares; desenvolvimento de brincadeiras; brinquedos e
brinquedotecas; maratonas escolares; olimpíadas esportivas; dentre outros.
1) Tipo do produto: Gincana de Jogos Matemáticos _Indicador atividade: 19
a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):
A Torre de Hanoi, coordenado pela professora supervisora
do PIBID a Profa. Patricia, foi o jogo com mais inscritos, com 24
competidores.
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(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
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b) Descrição
do produto gerado (Max. 100 palavras):
O Matix, coordenado pela bolsista do PIBID Divina, teve
apenas 4 inscritos formando, assim, duas duplas.
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(Anexo XXXX
em mídia digital e ou hiperlink)
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c) Descrição
do produto gerado (Max. 100 palavras):
O jogo Seixos foi coordenado pela
voluntária Solange, também com 4 inscritos.
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Quantidade total
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03
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5.5) PRODUÇÕES TÉCNICAS, MANUTENÇÃO
DE INFRAESTRUTURA E OUTRAS
Neste campo destacam-se: atualização de
acervo da biblioteca escolar; criação de fóruns de licenciatura e formação
docente; criação de laboratórios portáteis para o ensino de ciências;
desenvolvimento de projetos sociais; manutenção de ateliê para atividades
artísticas na escola; plano de melhoramento para laboratórios de ciências;
revitalização de laboratórios de informática; modificação de projetos
pedagógicos da licenciatura; criação de novas modalidades de licenciatura;
criação de licenciaturas indígenas e do campo; criação de licenciaturas
interculturais; outros produtos.
1) Tipo do
produto:__________________________________________Indicador atividade: ______
a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):
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(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
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b) Descrição
do produto gerado (Max. 100 palavras):
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(Anexo XXXX
em mídia digital e ou hiperlink)
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Quantidade total
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6. DESCRIÇÃO DE IMPACTOS
DAS AÇÕES/ATIVIDADES DO PROJETO NA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LICENCIATURAS
ENVOLVIDAS; EDUCAÇÃO BÁSICA; PÓS-GRADUAÇÃO e ESCOLAS PARTICIPANTES
A participação no programa permitiu
que os licenciandos conhecessem melhor a realidade da Educação Pública de
modo geral e do Ensino de Matemática em particular e, a partir daí, que identificassem e equacionassem problemas, pesquisassem e propusessem modificações ,
assumissem compromissos, desenvolvessem e compartilhassem saberes matemáticos
e pedagógicos entre si e com a professora supervisora e ainda, que criassem
materiais didáticos. Assim, pode-se dizer que houve desenvolvimento de
competências profissionais e pessoais por parte dos estudantes diretamente
envolvidos no PIBID.
Por impacto, entende-se os efeitos
produzidos pelo projeto que tenham gerado modificações em algum aspecto da seu campo de atuação.
Trata-se de identificar, compreender e
explicar as mudanças ocorridas nesse campo.
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7.
CONTRIBUIÇÕES PARA AS LICENCIATURAS DA IES
Descrever as
contribuições do projeto para o aprimoramento dos cursos de licenciatura não
participantes do programa
(Até 500 palavras)
8. BENS
PATRIMONIÁVEIS ADQUIRIDOS
Caso o edital tenha
previsto recurso de capital, liste todos os equipamentos patrimoniáveis
adquiridos no projeto, com descrição de marca, modelo, série, acessórios,
outros.
Tipo:
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Modelo:
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Marca:
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Quantidade
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Modelo
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9. DIFICULDADES ENCONTRADAS
E JUSTIFICATIVAS DE ATIVIDADES PREVISTAS E NÃO REALIZADAS
Temos sentido dificuldades para a
apresentação de trabalhos em eventos científicos, pois não nos é
disponibilizada nem mesmo verba para a impressão de banneres. De modo
especial, salientamos que o apoio para participação em eventos científicos em
outras localidades é importante não só para a divulgação de nossas ações, mas
para que também aprendamos a partir das experiências de outros grupos, de
modo a aprimorar ainda mais nossa atuação – neste quesito, sentimos
desmotivados, por exemplo, pela impossibilidade de participarmos do Encontro
Nacional do PIBID, apesar de termos nossos trabalhos aprovados.
Apresentação das dificuldades e possíveis soluções
encontradas em todas as fases de desenvolvimento do projeto. (Max. de 1
lauda)
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10. CONSIDERAÇÕES FINAIS E PERSPECTIVAS
Considerações sobre o alcance dos objetivos do
projeto, indicadores de avaliação criados, críticas e sugestões de
melhoramento do programa na IES e na CAPES. Destacar a necessidade de
continuidade, aprimoramento, expansão ou término do projeto na IES. (Max. 1
lauda)
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Local e data
(Nome e assinatura)
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Responsável pelo projeto (coordenador institucional)
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Pró-Reitor de Graduação
(PIBID, Novos Talentos, PRODOCÊNCIA) ou de Pós-Graduação e Pesquisa (Observatório
da Educação)
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