Páginas

Duvudas, criticas ou sugestões

Duvidas, criticas ou sugestões entre em contato pelo e-mail: pibidmatematicaufmtcua@gmail.com



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Relatório do primeiro semestre de atividades (2011/2)

 
Ministério da Educação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Setor Bancário Norte, Quadra 2, Bloco L, Lote 6.
CEP: 70.040-020 Brasília/DF
Brasil




RELATÓRIO DE ATIVIDADES

 PIBID/2011/UFMT





RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES DO SUBPROJETO PIBID/MATEMÁTICA/ARAGUAIA







UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GRASSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

COORDENADOR DE ÁREA:
ADMUR SEVERINO PAMPLONA



   


PONTAL DO ARAGUAIA-MT
15 DE JANEIRO DE 2012
Relatório de Atividades ( X ) Parcial  (   ) Final

1.     DADOS DA INSTITUIÇÃO

Nome e Sigla: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT
Endereço: CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA – Campus I: Rod. MT 100, km 3,5   Pontal do Araguaia-MT
Telefones: (66) 34021120
           
2. DADOS DA EQUIPE

2.1) Coordenador de área

Coordenador de área: ADMUR SEVERINO PAMPLONA

Endereço: Rua Marechal Rondon, 30 Setor João Rocha. 78 698-000 Pontal do Araguaia-MT
Endereço eletrônico: admur@ufmt.br         
Telefones de contato: (66) 3401 3004
Unidade Acadêmica: ICET/Licenciatura em Matemática
Link para Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9817070173290336

2.2) Professores Participantes

Nome
Instituição
Função
ADMUR SEVERINO PAMPLONA
UFMT
COORDENADOR DE ÁREA

2.3) Professores da Educação Básica Participantes do Projeto

Nome
Instituição
Função
MAURO SERGIO SANTANA
ESCOLA ESTADUAL “IRMÃ DIVA PIMENTEL”
SUPERVISOR



2.4) Bolsistas do Projeto

Nome
Nome
Nome
LUANA VIEIRA RAMALHO
GEOVANI BEZERRA DOS SANTOS
MATHEUS DUTRA JUNQUEIRA CARDOSO
MARCIO ALVES DE JESUS
THAYGRA AMÉRICO DE OLIVEIRA
ROSANE VILELA SALES





 3. DADOS DO PROJETO

3.1)    Dados Gerais

Título: PIBID/2011/UFMT – PIBID/MATEMÀTICA/ARAGUAIA
Duração do projeto
Data de Início:julho/2011
Data de Término: junho/2013
Número de meses de vigência do projeto: 24
Apresentação – Resumo executivo do projeto (até 500 palavras)
A Matemática é uma das áreas de conhecimento prioritárias para o desenvolvimento do PIBID. Pelo fato de que sua linguagem, seus conceitos e métodos são fundamento para muitas outras áreas, ela torna-se terreno fértil para a experimentação e interdisciplinaridade, sendo imprescindível para o desenvolvimento técnico-científico do País. Assim, a Matemática encontra amplo espaço no currículo do ensino básico. Entretanto, não raro, o ensino de matemática tem-se pautado pela assunção de um caráter estritamente formal e axiomático e, em decorrência disto, os adolescentes sentem dificuldade em perceber o uso e o impacto da matemática no seu cotidiano e se desinteressam por ela. Esse fato compromete o aprendizado de outras disciplinas e, muitas vezes, vem causando exclusões do sistema escolar. Nesse contexto, a questão que se coloca na Licenciatura em Matemática, não é “Que Matemática ensinar?” ou “Como ensinar esta Matemática”, mas sim “O que se deve fazer para que este profissional em formação – o Educador Matemático - tenha as melhores condições de exercer plenamente a sua profissão?”. A partir deste panorama, passamos a reconhecer a necessidade de preparar melhor o graduando para assumir, nesta sociedade, uma prática educacional pensada política e profissionalmente. Como uma resposta a tal questão/necessidade, compreende-se que é primordial implementar ações de ensino de matemática que se vinculem à tendência didático-pedagógica de uso das atividades exploratórias, a partir da problematização da realidade e da interdisciplinaridade, tendência essa aliada à reflexões sobre a formação e o fazer docente. Para tanto, temos empreendido ações que visam a competência tanto na formação inicial quanto continuada de professores e promover uma integração dos licenciandos e dos professores em exercício. Em vista disto, firmamos uma parceria com o projeto “O laboratório de ensino e as mídias na formação do professor de matemática”, por meio do qual os estudantes bolsistas e o professor supervisor deste subprojeto do PIBID puderam participar de vários mini cursos, que buscaram articular teoria e prática, formação continuada e formação inicial, contemplando tanto conhecimentos específicos de matemática quanto a formação didático–pedagógica, constituindo espaços para criação de conhecimentos, debates e troca de experiências. Em ações específicas do grupo PIBID, em reuniões semanais, adotamos um método capaz de permitir e estimular o estabelecimento de uma relação aberta e espontânea entre os participantes do projeto, possibilitando a exposição de opiniões e a comunicação de experiências, a apresentação de trabalhos, o debates sobre as nossas próprias produções e sobre trabalhos realizados em outras instituições. Os trabalhos têm sido orientados de forma a integrar não só preocupações com o ensino, mas também com a pesquisa, a comunicação de resultados, o intercâmbio e avaliação entre os pares. Em vista disto, o grupo produziu e apresentou trabalhos em eventos acadêmicos. Também firmamos parceria com o grupo PET Matemática, o que se refletiu não só parcerias para ministrar mini cursos (inclusive para discussões de questões do ENEM junto a estudantes do Ensino Médio).  Esta parceria tem causado um impacto maior sobre o próprio curso, na formação de grupos de estudos e na intensificação do trabalho em equipe.
Palavras chave (até seis)
Educador Matemático.  Laboratório de Ensino de Matemática. Comunicação Científica.

3.2)    Licenciaturas/subprojetos  envolvidos

Licenciatura (nome)
Número de alunos participantes
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA/ICET/CUA
6  bolsistas e 7 voluntários



3.3) Escolas Participantes

Nome da escola
IDEB
Número de alunos na escola
Número de alunos envolvidos no projeto
ESCOLA IRMÃ DIVA PIMENTEL
3,9
455 (ensino médio)
120




3.4) Outros colaboradores do projeto (além dos bolsistas)

Nome
Função no projeto
Cristine Moraes dos Anjos
Voluntária (bolsista PET/matemática)
Divina Sandra Ramos Lobo
Voluntária (bolsista PROEXT/MEC)
Eleusa  Santana
Voluntária (bolsista PROEXT/MEC)
Fernanda Pereira Procópio
Voluntária (bolsista PET/matemática)
Linete  Shmith Ferreira Da Cruz
Voluntária (bolsista PROEXT/MEC)
Rosimeyre Gomes Merib
Parceira (formadora CEFAPRO/BG)
Sabas Tauany Nascimento dos Santos
Voluntária (bolsista PROEXT/MEC)
Solange Nascimento Neves
Voluntária (bolsista PROEXT/MEC)
Wanderleya Nara Gonçalves Costa
Parceira (tutora PET/Matemática)


4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS

Indicador da atividade
Objetivo da atividade
Descrição sucinta da atividade (inserir início e período de realização)
Resultados alcançados
1.
Dar a conhecer os participantes do subprojeto PIBIB/ Matemática/ CUA e o Projeto PIBID/2011/ UFMT.
Reunião de apresentação: Fizemos nossa primeira reunião no dia 07 de julho de 2011 no LEMA (Laboratório de Educação Matemática “Adarcy Siqueira Paiva Miguez”), no campus I no Pontal do Araguaia. Estavam presente o Coordenador do subprojeto PIBID/Matemática/Araguaia, o Professor Supervisor da Escola Irmã Diva Pimentel, e os bolsistas acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática.
Nesta reunião, promovemos a integração do grupo. Todos se apresentaram e colocaram suas expectativas quanto à participação nesse programa. Conhecemos, ainda, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, o Projeto PIBID/2011/UFMT e o subprojeto PIBID do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário do Araguaia. Foram apresentados os slides feitos e apresentados pela Profa. Irene Cristina Mello (Coordenadora do Programa de Formação Docente – CPFD/PROEG) na primeira reunião com os coordenadores de subprojetos, em Cuiabá e depois foi feito a apresentação, em slides, do subprojeto PIBID/Matemática/Araguaia.
2.
Compreender a atuação e os objetivos do PIBID.
Leitura de artigos, formulação de sua síntese e preparação de slides para a sua apresentação:  Foram selecionados artigos publicados em anais de congressos (ENEM, CIAEM) e estes foram distribuídos entre os membros do grupo para apresentação posterior. Atividade realizada individualmente durante o decorrer das férias de julho.
 A leitura de artigos que tinham como foco trabalhos de grupos PIBID Matemática de diversas regiões do País resultou em maior familiaridade com os objetivos do PIBID e conhecimento de ações do PIBID desenvolvidas em outras instituições.
3.
Exercitar a comunicação oral e o uso de recursos midiáticos.
Apresentação de artigos: Os artigos foram apresentados ao grupo utilizando recursos do Power Point, como uma forma de familiarização com esse recurso para futuras apresentações. As apresentações se deram ao longo de três reuniões, primeiro (11/08) apresentou a Luana, o Mauro e o Geovani, depois (17/08) o Thaygra e o Marcio e por ultimo (02/09) o Matheus)
Os artigos apresentados pelos bolsistas foram os seguintes: Luana: Educação Matemática: Influências do PIBD nas práticas do Ensino (UFT - Campus de Araguaína-TO); Mauro: Os desafios da formação docente em Matemática no âmbito do PIBID (UFU – Campus de Ituiutaba-MG); Geovani: Trabalhos com contextualização: Jogos e outros recursos pedagógicos concretos (UFT - Campus de Arraias-TO); Thaygra:  PIBID em ação: Mediação da aprendizagem através de jogos matemáticos (UFG - Campus de Catalão-GO); Márcio: A inserção de software Winplot no ensino de Matemática (UFG - Campus de Catalão-GO); Matheus: A inserção do software  Geogebra no ensino de Matemática (UFU – Campus de Ituiutaba-MG);
4
Adquirir mais familiaridade com a linguagem, os conceitos e os métodos da Matemática e do seu ensino.
Estudos de aprofundamento: Estudos e pesquisas individuais ou em sub-equipes pelo menos por dois dias da semana, durante todo o semestre.
Tem proporcionado o aprofundamento teórico/metodológico dos membros do grupo, de modo a fundamentar sua atuação em outras ações.
5.
Socializar, discutir e avaliar ações desenvolvidas, em desenvolvimento e em proposição.
Reuniões semanais: Na primeira reunião do grupo ficou definido que no segundo semestre de 2011 teríamos reuniões ordinárias toda quinta-feira com início às 14 horas no LEMA, podendo ocorrer  convocação para reuniões extraordinárias durante a semana, caso viessem a ser consideradas necessárias.
A cada reunião, é feita uma apresentação inicial seguida de discussões. Por esta via, são socializados conhecimentos, reflexões, dúvidas, metas e projetos de ações. Esta atividade tem-nos permitido avaliar os resultados dos trabalhos individuais, (re)direcionar os trabalhos em equipe e verificar a qualidade e impacto das ações.
6.
Compreender o funcionamento da escola, dimensionar a função docente (do
Professor de Matemática),  perceber a sala de aula e o cotidiano escolar origem de pesquisas educacionais, notadamente acerca de métodos, técnicas e materiais didático pedagógico, dentre outros.
Avaliação do contexto educacional: Foram realizadas observações, coletas de dados documentais e entrevistas. Esta ação que aconteceu no início do semestre, se decompôs em três novas ações: a) Análise das entrevistas com os professores de Matemática; b) Análise das notas da disciplina Matemática dos alunos dos 1o anos; c) Análise do questionário aplicado aos alunos do professor supervisor.
As pesquisas permitiram: a) conhecer a realidade dos professores de Matemática que atuam na Escola Estadual Irmã Diva Pimentel; b) conhecer longitudinalmente tanto as notas dos estudantes na disciplina, quanto o comportamento dos alunos no que se refere à faltas e abandono das aulas em matemática; c) detectar as atitudes dos alunos com relação às diferentes disciplinas, em especial, a matemática e estabelecer análises acerca do desempenho escolar dos estudantes
7.
Estabelecer oportunidades que tornam os membros da equipe mais capazes de comunicar, de modo escrito, suas pesquisas, reflexões e experiências.
Produção de artigos e de relatórios ao longo de todo o semestre.
Foram produzidos textos (artigos completos e resumos) e banneres para apresentação em eventos acadêmico-científicos. Também foram escritos relatórios parciais que subsidiaram a redação do relatório final de participação no Programa.
8.
Divulgar os trabalhos do grupo, atualizar ou se envolver com temáticas novas, estabelecer contatos com pessoas e instituições envolvidas com a Licenciatura, o Ensino de Matemática e o PIBID.
Participação em eventos acadêmicos. Na I Semana Científica no CUA/UFMT/Barra do Garças, na II Semana Acadêmica na UFMT/Cuiabá, no II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID na UFG/Goiânia - vários membros do grupo estiveram presentes e apresentaram trabalhos.

Parte dos trabalhos do grupo foram divulgados e analisados pelos pares, o que levou a uma maior motivação dos bolsistas para participação no Programa, assim como a assunção de  uma postura mais crítica sobre a produção acadêmica.

9.
Favorecer o conhecimento e o uso de novas práticas pedagógicas no ensino da Matemática, amparadas
pelos Laboratórios de Educação Matemática e pelas novas tecnologias.
Participação em mini-cursos: oferecidos no âmbito do projeto PROEXT/ “O Laboratório de Ensino e as Mídias na Formação de Professores de Matemática” coordenado por professores da UFMT e professores formadores do CEFAPRO/BG (Centro de Formação e Atualização de Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso/Polo de Barra do Garças), durante o segundo semestre de 2011].
Os mini cursos, destinados abordaram temas importantes para a formação didático-pedagógica do educador matemático, tais como:
- Métodos de ensino de matemática (Resolução de problemas; Modelagem matemática; Jogos; História da matemática; Etnomatemática; TIC’s na Educação matemática.)
-  Mídias na sala de aula (o professor, o  quadro-de-giz, o retro-projetor, o data show (TIC), os computadores.
- Trabalhos interdisciplinares( atuações, conhecimento e diferenças entre: disciplinaridade, interdisciplinaridade, multidisciplinaride e transdisciplinaridade)
_ Implantação de Laboratório de Ensino de Matemática na Escola de educação básica
- Experimentos desenvolvidos: 1) Simetrias, quadriláteros e formação de figuras trabalhando com espelhos articulados;
2) Logaritmos e probabilidade trabalhando num truque com cartas de um baralhos;
3) Progressão aritmética, trabalhando uma brincadeira de marcar cartões tabelado de 1 a 100.
 4) Probabilidade, trabalhando com o jogo de trilha;
5) Áreas e volumes, trabalhando com construção de recipientes de papel.

10.
Levar o bolsista a compreender que o Professor de Matemática da Educação Básica é um Educador e promover, na comunidade escolar, a motivação e gosto pela matemática.
Participação nas mostras culturais das escolas estaduais Irmã Diva Pimentel e Dom José Selva. Em parceria com bolsistas dos grupos PET e PROEXT, os membros do grupo do PIBID organizaram mostra de mágicas matemáticas, jogos e desafios matemáticos curiosidades matemáticas, geometria decorativa, criptografia com uso de matrizes, dentre outros. Na Escola Irmã Diva Pimentel, cujo tema era “PAZ”, promovemos também vivências de confecção de uma flor da paz de dobradura.
Habilidade no desenvolvimento de atividades lúdicas e maior envolvimento não só com os estudantes, mas também com os seus pais e a comunidade escolar de maneira mais geral.

11.
Melhorar a qualidade da formação inicial dos licenciandos por meio da vivência de uma prática docente significativa.
Acompanhamento das aulas do professor supervisor. Definimos as turmas que cada licenciando componente do grupo PIBID e bolsistas PROEXT deveriam acompanhar para familiarizarem-se com os conteúdos, as dificuldades dos alunos e as ações do professor, como atividade necessária para auxiliar o professor no atendimento aos alunos.

Maior percepção acerca do fazer docente e do relacionamento aluno/conteúdos/ métodos e estratégias de ensino.

12.
Melhorar o aprendizado da matemática na escola parceira, de modo a causar impacto positivo no IDEB.
Aulas de reforço em plantões de dúvidas que aconteceram nas terças à tarde, onde, com os alunos interessados e convidados a terem aulas de reforço, fizemos uma revisão geral dos conceitos vistos no terceiro e quarto bimestres e resolvemos exercícios sobre os assuntos em que os alunos disseram sentir mais dificuldade.
A ação, além de promover a melhoria no atendimento aos estudantes com problema de aprendizado, serviu para consolidar conhecimentos matemáticos e pedagógicos por parte dos bolsistas. 

13.
Desenvolvimento de práticas docentes de caráter inovador, elaborando e utilizando diferentes recursos, como os LEM e os da tecnologia da informação e da comunicação.
Preparação de mini cursos nos dois últimos meses.
Mini-cursos definidos para desenvolvermos na escola Irmã Diva Pimentel, em 2012, com aplicações em sala de aula: Modelagem Matemática, com os alunos Thaygra, Divina e Eleuza; o ensino de Geometria com o uso do  Software Geogebra como os alunos Luana, Matheus e Rosana e funções usando o Software Winplot com os alunos Márcio e Fernanda.

14.
Aquisição de experiência e iniciativa na proposta de aulas problematizadoras e diferenciadas.
Aplicação de matrizes, onde os alunos Geovani e Luana, desenvolveram uma atividade no 2° Ano B em que apresentaram uma aplicação de produto de matrizes no jogo da sedução.
Compreensão, por parte dos estudantes da escola parceira, de como ocorre a produção e uso de modelos matemáticos para a descrição de fenômenos.

15.
Contribuir com os alunos da escola parceiras nas suas escolhas profissionais e na percepção da importância da matemática no seu cotidiano.
Sala de Vídeo, na qual apresentamos vídeos sobre a influência da matemática nas diversas profissões e discutimos mercado de trabalho e cursos universitários relacionados a elas. As seções ocorreram aos sábados na sala de vídeo da escola para os alunos interessados.
Foram elucidadas dúvidas dos estudantes sobre o ingresso na universidade via EMEN e possibilidades regionais de formação em curso superior.


16.
Favorecer o ingresso de estudantes do ensino médio em curso de Ensino Superior, por meio de uma maior pontuação no ENEM.
Aulas preparatórias para o ENEM. Foram ministradas 16 horas de aulas para estudantes das escolas Irmã Diva Pimentel e Rubens Correia Aguirre, nas quais foram discutidas questões de matemática de provas de ENEMs anteriores
Em parceria com bolsistas PET, e PROEXT, foram discutidas estratégias e reforçados conceitos importantes para uma boa atuação dos estudantes na prova de matemática do ENEM.

Orientações Gerais

1.       Descrever sucintamente os objetivos,  atividades e  resultados alcançados.
2.       Demonstrar a relação entre as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados. É importante explicitar, com clareza, a articulação entre atividades e resultados, de modo a explicitar o cumprimento do objeto a que se destina o programa.
3.       Os resultados devem apontar para a formação do professor, o trabalho coletivo desenvolvido, as aprendizagens possíveis, a apresentação de trabalho em eventos, a manipulação de instrumentos para a docência e a investigação educacional, a produção de conhecimentos e saberes sobre a docência e a escola, dentre outros. As produções, a serem apresentadas abaixo, materizalizam-se em artigos publicados, portfólios e diários de bordo, material didático produzido (mídias, jogos, dinâmicas, etc), estratégias didáticas, relatórios de avaliação dos resultados, dentre outras).




5. DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO EDUCACIONAL GERADA

Obs. 1: As produções deverão ser apresentadas individualmente em cada tabela e em ordem alfabética. Insira novas linhas para o mesmo tipo de produto. Ao final, a tabela deverá apresentar a quantidade total da produção.

Obs. 2: Os produtos devem ser apresentados em ANEXOS numerados, em formato digital (CD ou DVD) e, quando possível, disponibilizado na website da IES. O link deve ser informado no campo apropriado.

Obs. 3: O anexo, presente na mídia digital, deverá trazer com maiores detalhes a produção gerada.

Obs.4: Os produtos estão relacionados às atividades desenvolvidas. Portanto, para cada tipo de produto, deverá ser apresentado o indicador da atividade correspondente (ver quadro 4).

5.1)      PRODUÇÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS



Neste grupo enquadram-se produtos do tipo: banners e cartazes pedagógicos produzidos, criação de banco de imagens, criação de banco de sons, criação de Blogs, criação de kits de experimentação, estratégias e sequências didáticas, folders, mapas conceituais, mídias e materiais eletrônicos, planos de aula, Plataforma Moodle e outras, (Wikipédia), preparação de aulas e estratégias didáticas, preparação de estratégias e sequências didáticas para o Portal do Professor, preparação de minicursos, produção de cadernos didáticos, produção de objetos de aprendizagem, produção de roteiros experimentais, produção de softwares, projetos educacionais realizados, sínteses e análises didáticas; outros.


1)      Tipo do produto:__Banners produzidos para a II Semana Acadêmica_Indicador atividade: _8___


a) A REALIDADE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA E. E. IRMÃ DIVA PIMENTEL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DO ACOLHIMENTO
SANTOS, Geovani Bezerra - Bolsista
RAMALHO, Luana Vieira - Bolsista
PAMPLONA, Admur Severino - Coordenador de Área

(Anexo em arquivo rar)
b) ESTUDO LONGITUDINAL DO DESEMPENHO DOS ALUNOS NA E. E. IRMÃ
 DIVA PIMENTEL EM MATEMÁTICA
OLIVEIRA, Thaygra Américo de - Bolsista
PAMPLONA, Admur Severino - Coordenador de Área
(Anexo em arquivo rar)
c) FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO NAS PRIMEIRAS AÇÕES DO PIBID
MATEMÁTICA / CUA / UFMT
SANTANA, Mauro Sérgio - Supervisor Escola Irmã Diva Pimentel
PAMPLONA, Admur Severino - Coordenador de Área
(Anexo em arquivo rar)
Quantidade total
03



2)      Tipo do produto: Preparação de aulas e estratégias didáticas. Indicador atividade:  14


a)      Conteúdo: multiplicação de matrizes
Atividade: DINÂMICA: TESTE DE RELACIONAMENTO - Em busca do par ideal
Bolsistas: Geovani B. Santos e Luana V. Ramalho
(Anexo em arquivo rar)
Quantidade total
01


3)        Tipo do produto: Preparação para produção de texto             Indicador atividade: 6 e 7


a)      Entrevista com os professores de matemática da escola campo.
Bolsistas: Geovani B. Santos e Luana V. Ramalho

(Anexo em arquivo rar)
b)      Questionário dos alunos dos primeiros anos
Bolsista: Marcio Alves de Jesus

(Anexo em arquivo rar)
Quantidade total
02


4)      Tipo do produto: Produção de objetos de aprendizagem        Indicador atividade: 10


a)       Oficina para exposições (Mostra Cultural da Escola Estadual Irmã Diva Pimentel)

(Anexo em arquivo rar)
b)      Jogos no Mundo (da Mostra Cultural da Escola Estadual Irmã Diva Pimentel)

(Anexo em arquivo rar)
Quantidade total
02




5.2)             PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Na produção bibliográfica destacam-se: artigo técnico-científico publicado; dissertação de mestrado em andamento ou concluída; edição, organização e/ou coordenação de livros ou coleções; publicação de jornais na escola; publicação de livro; publicação de capítulo de livro; publicação de resumo técnico-científico; publicação de trabalho completo; publicação individual de crítica e resenha científico-educacional ou prefácio de obras especializadas ou espetáculos; tese de doutorado em andamento ou concluída; trabalho de conclusão de curso em andamento ou concluída; tradução de capítulo de livro; tradução de peças teatrais, de óperas encenadas e livros; outros.


1)      Tipo do produto: Resumos publicados em anais de eventos científicos Indicador atividade: 6, 7 e 8


a)      OLIVEIRA, T. A.; PAMPLONA. A. S. DESEMPENHO DOS ALUNOS DE MATEMÁTICA NA E. E. IRMÃ DIVA PIMENTEL. I SEMANA CIENTÍFICA, Campus Universitário do Araguaia. UFMT, 2011.
Neste trabalho, damos a conhecer as razões para fazermos uma análise documental do desempenho escolar dos alunos da Escola Estadual Irmã Diva Pimentel/Barra do Garças como uma das primeiras ações do grupo PIBID Matemática do CUA. Em seguida, elucidaremos os procedimentos empregados para a realização deste trabalho que visou conhecer longitudinalmente tanto as notas dos estudantes na disciplina, quanto o comportamento dos alunos no que se refere à faltas e abandono das aulas em matemática.

(Anexo em arquivo rar)
b)     SANTOS, G. B.; RAMALHO, L. V.; PAMPLONA A. S., O TRABALHO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA E. E. IRMÃ DIVA PIMENTEL. I SEMANA CIENTÍFICA,  Campus Universitário do Araguaia. UFMT, 2011.
No texto, divulgamos os resultados da primeira pesquisa exploratória na escola onde temos atuado como bolsistas do PIBID, dando atenção aos modos e condições de trabalho dos professores. Pontuamos que o trabalho cotidiano do professor não se inicia em sala de aula. Ele precisa estabelecer as prioridades curriculares, selecionar, explorar e formular atividades, diagnosticar as capacidades e interesses dos alunos, depois, (re)define prioridades e modos de trabalho mobilizando diversos saberes.
(Anexo em arquivo rar)
c)      SANTANA, M. S.; PAMPLONA, A. S., AS PRIMEIRAS AÇÕES DO PIBID MATEMÁTICA/ CUA/ UFMT: FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO. I SEMANA CIENTÍFICA,  Campus Universitário do Araguaia. UFMT, 2011.
No trabalho, contamos que nossas primeiras ações como integrantes do grupo PIBID Matemática foi “traçar um retrato” da Escola Estadual Irmã Diva Pimentel que permitiu conhecer a estrutura física, pedagógica e organizacional da escola, mas, principalmente, o modo de trabalho dos professores, seus problemas e anseios, assim como os dos estudantes da Instituição.
(Anexo em arquivo rar)
d)     SANTOS, G. B.; RAMALHO, L. V.; PAMPLONA A. S., A REALIDADE DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA E. E. IRMÃ DIVA PIMENTEL: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DO ACOLHIMENTO. II Semana Acadêmica. Campus Cuiabá. UFMT, 2011
No texto, explicamos que, segundo a nossa concepção, uma ação que se pretende transformadora deve-se pautar por um amplo conhecimento e profundo vínculo com a comunidade escolar. Então, damos a conhecer os resultados da pesquisa sobre a realidade dos professores (de Matemática) que atuam na Escola Estadual Irmã Diva Pimentel.
(Anexo em arquivo rar)
e)      OLIVEIRA, T. A.; PAMPLONA. A. S., ESTUDO LONGITUDINAL DO DESEMPENHO DOS ALUNOS NA E. E. IRMÃ DIVA PIMENTEL EM MATEMÁTICA. II Semana Acadêmica. Campus Cuiabá. UFMT, 2011
Uma análise documental foi a origem deste trabalho que visou conhecer longitudinalmente tanto as notas dos estudantes na disciplina, quanto o comportamento dos alunos no que se refere à faltas e abandono das aulas em matemática. Segundo a nossa concepção, tal conhecimento poderá contribuir para traçarmos estratégias de ação para que o PIBID de fato contribua para mudar a realidade da escola parceira.
(Anexo em arquivo rar)
f)       SANTANA, M. S.; PAMPLONA, A. S., FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO NAS PRIMEIRAS AÇÕES DO PIBID MATEMÁTICA/ CUA/ UFMT. II Semana Acadêmica. Campus Cuiabá. UFMT, 2011
Neste trabalho, explicamos que as primeiras ações do grupo do PIBID Matemática do Campus do Araguaia ocorreram a partir de dois eixos – a formação docente dos membros do grupo e o conhecimento da realidade escolar. Em seguida, pontuamos as atividades realizadas.
(Anexo em arquivo rar)
Quantidade total
: 06(seis)


2)      Tipo do produto:_Artigo publicado em periódico ______________Indicador atividade: 7


a)      COSTA, W. N.; PAMPLONA, A. S., A Extensão Universitária no Contexto do Estágio Supervisionado de um Curso de Licenciatura em Matemática. Perspectivas da Educação Matemática. UFMS, 2012 (no prelo)
Neste trabalho, argumentamos que a extensão universitária pode ser um canal de comunicação entre a teoria e a prática profissional. Afirmamos que esta é uma importante opção para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e a construção de saberes docentes nos estágios supervisionados . Para ilustrar nossos argumentos, descrevemos como as atividades que ocorrem no âmbito dos projetos PIBID e PROEXT têm contribuído para apoiar ações que reforçam a relação entre estágio e extensão.  Concluímos afirmando que tais  articulações tem proporcionado uma formação sólida e ética — pautada no compromisso social e em reflexões sobre a prática social.
(Anexo em arquivo rar)
Quantidade total
01(um)




5.3) PRODUÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS

Este grupo engloba todos os resultados artístico-culturais desenvolvidos no programa, tais como: adaptação de peças teatrais; atividades de grafitagem, atividades de leitura dramática ou e peça radiofônica; atividades de restauração de obras artísticas; autoria de peças teatrais, roteiros, óperas, concertos, composições musicais, trilha sonora, cenografia, figurino, iluminação e/ou coreografia integrais apresentadas ou gravadas nas IES e escolas participantes; criação de espetáculos de dança; criação de filmes e atividades cênicas; criação de grupos musicais; criação de rádio escolar; desenho e pintura; exposição artístico-educacional; exposição de fotos e imagens; festivais de dança na escola; festivais de música; maquetes; transcrição e/ou arranjos de obras musicais; participação de alunos em concertos, recitais ou gravações; participação de alunos em peças teatrais; sarau escolar, vernissage, dentre outros.

1) Tipo do produto:__________________________________________Indicador atividade: ______


a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
b) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
Quantidade total



2) Tipo do produto:__________________________________________Indicador atividade: ______


a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
b) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
Quantidade total



n) Tipo do produto:________________________________________Indicador atividade: _________


a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
b) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
Quantidade total



5.4) PRODUÇÕES DESPORTIVAS E LÚDICAS

As atividades de caráter lúdico e esportivo, como: criação de times de modalidades esportivas (basquete, vôlei, futebol, etc), competições esportivas, criação de materiais para recreação; criação de rodas de capoeira; desenvolvimento de novas modalidades esportivas na escola; gincanas escolares; jogos para recreação e socialização; jogos inter-classes; desenvolvimento de jogos especiais para inclusão (goalball, futebol de 7, futebol de 5, voleibol sentado, natação, bocha, outros); jogos populares; jogos dos povos indígenas (arco e flecha, cabo de força, corrida de tora, natação em águas abertas, hipip; akô, insistró, kagót, peikran, corrida de fundo, outros); atividades lúdicas para recreios e intervalos escolares; desenvolvimento de brincadeiras; brinquedos e brinquedotecas; maratonas escolares; olimpíadas esportivas; dentre outros.

1) Tipo do produto:__________________________________________Indicador atividade: ______


a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
b) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
Quantidade total



2) Tipo do produto:__________________________________________Indicador atividade: ______


a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
b) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
Quantidade total



n) Tipo do produto:________________________________________Indicador atividade: _________


a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
b) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
Quantidade total



5.5) PRODUÇÕES TÉCNICAS, MANUTENÇÃO DE INFRAESTRUTURA E OUTRAS

Neste campo destacam-se: atualização de acervo da biblioteca escolar; criação de fóruns de licenciatura e formação docente; criação de laboratórios portáteis para o ensino de ciências; desenvolvimento de projetos sociais; manutenção de ateliê para atividades artísticas na escola; plano de melhoramento para laboratórios de ciências; revitalização de laboratórios de informática; modificação de projetos pedagógicos da licenciatura; criação de novas modalidades de licenciatura; criação de licenciaturas indígenas e do campo; criação de licenciaturas interculturais; outros produtos.

1) Tipo do produto:__________________________________________Indicador atividade: ______


a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
b) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
Quantidade total



2) Tipo do produto:__________________________________________Indicador atividade: ______


a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
b) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
Quantidade total



n) Tipo do produto:________________________________________Indicador atividade: _________


a) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
b) Descrição do produto gerado (Max. 100 palavras):


(Anexo XXXX em mídia digital e ou hiperlink)
Quantidade total




6. DESCRIÇÃO DE IMPACTOS DAS AÇÕES/ATIVIDADES DO PROJETO NA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LICENCIATURAS ENVOLVIDAS; EDUCAÇÃO BÁSICA; PÓS-GRADUAÇÃO e ESCOLAS PARTICIPANTES



Nesta primeira etapa, foram perceptíveis o estabelecimento de maior compromisso dos bolsistas para com a educação pública, além da ampliação de seus conhecimentos matemáticos e pedagógicos. Os licenciandos declaram-se mais preparados e tranquilos para enfrentar um momento delicado do Curso – o Estágio Supervisionado. O fato de atuarem não só na escola parceira, mas também de participarem de cursos de formação continuada (a partir da parceria com o projeto PROEXT/ “O Laboratório de Ensino e as Mídias na Formação de Professores de Matemática”), fez com que os licenciandos mantivessem constantes relações de aprendizagem com outros professores experientes, além do professor supervisor e do coordenador deste subprojeto. Por esta via, conheceram os modos de atuação, as histórias de vida, problemas, soluções e técnicas de outros professores e passassem a sentir-se integrados à comunidade de professores de modo mais geral.    Contudo, esta não ocorreu uma aprendizagem de mão única e, nos mini cursos em que professores e licenciandos estão juntos, esses últimos apresentam resultados de seus estudos, notadamente com relação ao uso das novas tecnologias, o que tem estimulado os professores em exercício a modificarem as suas práticas.
De certo modo, o “sentir-se à vontade” dos estudantes bolsistas entre os professores experientes tem-se refletido sobre outros estudantes do curso, notadamente os estagiários, pois os colegas bolsistas lhes têm apoiado no contato com os professores e as escolas.
Cabe destacar ainda que o conhecimento que os bolsistas adquiram sobre os materiais didáticos, sobre técnicas de escrita e apresentação de trabalhos científicos, dentre outros, também tem causado impacto em outros estudantes do curso, visto que o conhecimento desenvolvido pelos bolsistas são partilhados com seus colegas.




7. CONTRIBUIÇÕES PARA AS LICENCIATURAS DA IES

Descrever as contribuições do projeto para o aprimoramento dos cursos de licenciatura não participantes do programa
(Até 500 palavras)





8. BENS PATRIMONIÁVEIS ADQUIRIDOS

Caso o edital tenha previsto recurso de capital, liste todos os equipamentos patrimoniáveis adquiridos no projeto, com descrição de marca, modelo, série, acessórios, outros.


Tipo:
Modelo:
Marca:
Quantidade
Modelo









9. DIFICULDADES ENCONTRADAS E JUSTIFICATIVAS DE ATIVIDADES PREVISTAS E NÃO REALIZADAS




Neste primeiro semestre, foram executadas mais atividades do que as previstas. Entretanto, o trabalho poderia ter rendido mais se tivéssemos à nossa disposição os materiais de consumo e permanente solicitados no projeto.





10. CONSIDERAÇÕES FINAIS E PERSPECTIVAS



Considerando os resultados obtidos neste primeiro semestre do programa, nossas expectativas se ampliaram – visto que foram executadas mais atividades do que as inicialmente previstas. Destaco ainda que o professor supervisor deste subprojeto foi aprovado para o ingresso, em 2012, no curso de Mestrado Profissional em Matemática, da Sociedade Brasileira de Matemática; o que poderá trazer impactos não só sobre sua própria formação. Nesse sentido, considerando que este profissional poderá estabelecer profícuos debates com o coordenador deste projeto, que este fato tenha impacto não só no desempenho do professor no mestrado, mas também sobre o aprendizado de seus alunos e dos licenciandos bolsistas.





Anexo em pasta rar.
Arquivos:
5.1 1a Banner GeovaniBezerraSantos e LuanaVieiraRamalho - PIBID Matemática CUA
5.1 1b Banner ThaygraAméricodeOliveira - PIBID Matemática CUA
5.1 1c Banner MauraSergioSantana -  PIBID Matemática CUA
5.1 2a Plano de aula - Produto de Matrizes
5.1 3a ENTREVISTA COM OS PROFESSORES
5.1 3b Questionário dos alunos dos primeiros anãs
5.1 4a oficinas -da Mostra Cultural da Escola Estadual Irmã Diva Pimentel
5.1 4b EXPOSIÇÃO NA ESCOLA
5.2 1a DESEMPENHO DOS ALUNOS DE MATEMÁTICA NA E. E. IRMÃ DIVA PIMENTEL
5.2 1b O TRABALHO DOS PROFESSORES NA E. E. IRMÃ DIVA PIMENTEL
5.2 1c primeiras ações do PIBID matemática
5.2 1d  Resumo GeovaniBezerraSantos e LuanaVieiraRamalho - PIBID Matemática CUA
5.2 1e  ResumoThaygraAméricodeOliveira - PIBID Matemática CUA
5.2 1f  Resumo MauraSergioSantana -  PIBID Matemática CUA
5.2 2a  A Extensão Universitária no Contexto do Estágio do Curso De Licenciatura em Matemática


Nenhum comentário:

Postar um comentário