AÇÕES DO
PIBID MATEMÁTICA UFMT/CUA
Thaygra A. de Oliveira1, Admur S. Pamplona2
(1) Bolsista PIBID; Licenciatura em Matemática; Campus
Universitário do Araguaia; Universidade Federal de Mato Grosso;
(2)Professor-Coordenador do PIBID Matemática; Campus
Universitário do Araguaia; Universidade Federal de Mato Grosso.
1 Introdução
Muitas ações em prol
da educação e sua melhoria têm se desenvolvido no decorrer dos últimos anos em
nosso país. Uma dessas ações, já visando uma melhoria à formação de
professores, é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID,
projeto patrocinado pela CAPES, que em seus poucos anos de atuação vêm chamando
atenção por conta de seus significativos resultados e exemplar desempenho,
destacando-se inclusive aos olhos do Ministério da Educação que tem passado a
enxergá-lo como um programa necessário a todo curso de licenciatura do país, o
que já vem sendo implantado. E em nossa instituição do campus Araguaia já vem
sendo contemplado com este programa desde o ano de 2011, mais especificamente
no segundo semestre do mesmo, onde, segundo o projeto do programa, tomamos uma
escola com uma nota do IDEB baixo para atuarmos em melhoria da escola e de seu
rendimento. A escola que nos foi proposta, nesse sentido, para atuarmos, foi a
Escola Estadual Irmã Diva Pimentel, localizado em bairro periférico da cidade
de Barra do Garças-MT.
A dinâmica do
programa, de maneira geral, consiste em proporcionar uma maior interação entre
a universidade e a escola, como mencionado anteriormente, sendo assim, ele
consta de um professor-coordenador, sendo este um professor da universidade,
também um professor-supervisor, sendo este professor da escola atuante na
disciplina em questão, e por fim os bolsistas graduandos da universidade.
Ao longo de um ano e
dois semestres de atuação do PIBID matemática desde seu início em 2011, muitas
ações bastante significativas vêm sendo realizadas, não só na escola em
questão, mas também em várias ações de extensão em parcerias com outros
programas e bolsistas como, por exemplo, o PET matemática e os estagiários do
curso. Desta forma, o presente trabalho pretende suscitar algumas destas ações
visando compartilhar as experiências vivenciadas com as mesmas, como também
fazer conhecido o projeto PIBID, que é de certa forma recente em nossa
instituição, mas que já vem realizando grandes feitos desde então.
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Material e Métodos
As pesquisas e ações iniciais consistiram em realizar
algumas leituras, estudos e apresentações de artigos publicados em anais de
congressos sobre o programa, a fim de identificarmos bem em que consistia o programa
e quais seus objetivos. A seguir, fomos então procurar tomar um conhecimento
prévio da realidade escolar em que atuaríamos e, para tal, elaboramos
questionários, tanto para alguns alunos como para os professores, além de uma
coleta dos dados das notas dos alunos das séries em que atuaríamos, também para
uma melhor noção da situação de seus rendimentos escolares.
Desde o início, verificamos ser produtivo, para uma
maior interação com a realidade escolar, cada bolsista acompanhar uma turma dos
primeiros anos da escola, turmas as quais foram escolhidas para serem os alvos
de nossa atuação, sendo elas os primeiros anos do ensino médio. Assim, cada
bolsista se dispõe a acompanhar as três aulas semanais de uma turma, não só
observando, mas também dando auxílio à professora supervisora em tudo que lhe
for necessário, principalmente no atendimento aos alunos quanto a dúvidas. Além
desta ação de acompanhamento contínuo, temos ainda várias outras atividades
realizadas em parceria com bolsistas de outros programas em realizações de
oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos em exposições dos materiais
do laboratório de matemática como também confecções específicas realizadas
pelos próprios bolsistas. Também fizeram parte de nossas ações, a resolução de
provas do ENEM para alunos dos terceiros anos, além do plantão tira dúvidas,
que consistiam em aulas de reforço aos alunos envolvidos no projeto.
Muitas outras ações foram realizadas como também
materiais confeccionados proporcionando assim rica experiência e aprendizagem
prática de pesquisa e extensão.
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Resultado
e discussão
Segundo relatos e
testemunho da coordenadora e diretora da instituição cuja qual atuamos,os
trabalhos do PIBID ali têm sido de grande valia e aproveitamento aos alunos e a
escola. Reciprocamente, por parte dos bolsistas, sempre é compartilhado o
quanto o programa nos dá uma experiência mais significativa que o estágio do
curso, por conta principalmente do envolvimento mais contínuo com a realidade,
não só da sala de aula, mas com todo ambiente escolar e docente, visto que
acompanhamos o dia a dia do professor supervisor durante todo o ano letivo.
Mais ainda quanto ao fato de acompanharmos durante todo o ano uma turma
específica, podendo assim, participar de todo o desenvolvimento de aprendizagem
da mesma como também suas dificuldades e desafios que o professor enfrenta para
poder saná-las.
Afim de nos certificarmos
de tal resultado das ações do PIBID na escola, está sendo realizada uma análise
do rendimento das notas dos alunos desde o ano anterior ao que iniciamos até o
ano atual, para que daí, possa se traçar um parecer dos resultados de nosso
trabalho com os alunos através do programa.
Quanto à discussões, o
programa em torno de si é todo movido a discussões quanto à ações a serem feitas que possam
melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, em todas as
reuniões semanais que realizamos, como também em todos os congressos e
encontros referentes ao PIBID em que participamos, são geradas várias
discussões e debates a respeito do programa e seus efeitos à educação pública.
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Conclusões
Podemos tomar então o
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência como uma oportunidade
ímpar a um graduando em licenciatura de se envolver com sua futura realidade de
trabalho de forma bem mais ampla e atuante que no estágio do curso, onde poderá
também manter um contato mais expressivo com seu público alvo, os alunos, de
forma a já se envolver, conhecer e identificar onde estão suas mais comuns carências
e dificuldades de aprendizagem, proporcionando-lhe assim, uma expressiva
experiência já antes mesmo de atuar como profissional da educação.
Temos também no
programa, a oportunidade da realização de pesquisas e estudos de artigos e
trabalhos de variados temas voltados a educação que possivelmente não se tenha
podido ter acesso nas disciplinas de educação do curso. Ainda, as publicações, elaborações
e apresentações de trabalhos e pesquisas realizados ao longo programa. Ou seja,
o programa consiste em uma grande ferramenta de aperfeiçoamento prático do graduando
em licenciatura, futuro profissional da educação básica.
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Referencias
GROENWALD,
Claudia Lisete Oliveira e TIMM, Ursula Tatiana (2000) Utilizando curiosidade e
jogos matemáticos em sala de aula: disponível http://www.somatematica.com.br/artigos/a1/, acesso em 01 set. 2013.
NOÉ Marcos(/as), A importância dos Jogos no Ensino da
Matemática disponível em http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-importancia-dos-jogos-no-ensino-matematica.htm, acesso em
31 ago. 2013.
Kelly
R, Selva e Dra. Mariza Camargo: O jogo matemático como recuso para a construção
do conhecimento, disponível em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_4.pdf acesso em 01 ago. 2013
Agradecimentos
Agradeço primeiramente
ao Todo Poderoso por sua destra que tem me sustentado. A CAPES por patrocinar e
assim permitir a existência e eficácia deste programa. Ao professor-coordenador
por me proporcionar fazer parte deste programa, como também à escola que tem
cada dia nos recebido com mais afinco e receptividade nos dando grande
liberdade de realizar nossas ações na instituição com apoio de todos da mesma.
Aos meus colegas do programa, tanto os atuais como os que já passaram por nós,
onde foram-nos dispostos tempos muito agradáveis juntos.
A todos meu muito obrigado.
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