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sábado, 8 de fevereiro de 2014


AÇÕES DO PIBID MATEMÁTICA UFMT/CUA

Thaygra A. de Oliveira1, Admur S. Pamplona2
(1) Bolsista PIBID; Licenciatura em Matemática; Campus Universitário do Araguaia; Universidade Federal de Mato Grosso;
(2)Professor-Coordenador do PIBID Matemática; Campus Universitário do Araguaia; Universidade Federal de Mato Grosso.

1     Introdução

Muitas ações em prol da educação e sua melhoria têm se desenvolvido no decorrer dos últimos anos em nosso país. Uma dessas ações, já visando uma melhoria à formação de professores, é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID, projeto patrocinado pela CAPES, que em seus poucos anos de atuação vêm chamando atenção por conta de seus significativos resultados e exemplar desempenho, destacando-se inclusive aos olhos do Ministério da Educação que tem passado a enxergá-lo como um programa necessário a todo curso de licenciatura do país, o que já vem sendo implantado. E em nossa instituição do campus Araguaia já vem sendo contemplado com este programa desde o ano de 2011, mais especificamente no segundo semestre do mesmo, onde, segundo o projeto do programa, tomamos uma escola com uma nota do IDEB baixo para atuarmos em melhoria da escola e de seu rendimento. A escola que nos foi proposta, nesse sentido, para atuarmos, foi a Escola Estadual Irmã Diva Pimentel, localizado em bairro periférico da cidade de Barra do Garças-MT.
A dinâmica do programa, de maneira geral, consiste em proporcionar uma maior interação entre a universidade e a escola, como mencionado anteriormente, sendo assim, ele consta de um professor-coordenador, sendo este um professor da universidade, também um professor-supervisor, sendo este professor da escola atuante na disciplina em questão, e por fim os bolsistas graduandos da universidade.
Ao longo de um ano e dois semestres de atuação do PIBID matemática desde seu início em 2011, muitas ações bastante significativas vêm sendo realizadas, não só na escola em questão, mas também em várias ações de extensão em parcerias com outros programas e bolsistas como, por exemplo, o PET matemática e os estagiários do curso. Desta forma, o presente trabalho pretende suscitar algumas destas ações visando compartilhar as experiências vivenciadas com as mesmas, como também fazer conhecido o projeto PIBID, que é de certa forma recente em nossa instituição, mas que já vem realizando grandes feitos desde então.

2     Material e Métodos 

As pesquisas e ações iniciais consistiram em realizar algumas leituras, estudos e apresentações de artigos publicados em anais de congressos sobre o programa, a fim de identificarmos bem em que consistia o programa e quais seus objetivos. A seguir, fomos então procurar tomar um conhecimento prévio da realidade escolar em que atuaríamos e, para tal, elaboramos questionários, tanto para alguns alunos como para os professores, além de uma coleta dos dados das notas dos alunos das séries em que atuaríamos, também para uma melhor noção da situação de seus rendimentos escolares.
Desde o início, verificamos ser produtivo, para uma maior interação com a realidade escolar, cada bolsista acompanhar uma turma dos primeiros anos da escola, turmas as quais foram escolhidas para serem os alvos de nossa atuação, sendo elas os primeiros anos do ensino médio. Assim, cada bolsista se dispõe a acompanhar as três aulas semanais de uma turma, não só observando, mas também dando auxílio à professora supervisora em tudo que lhe for necessário, principalmente no atendimento aos alunos quanto a dúvidas. Além desta ação de acompanhamento contínuo, temos ainda várias outras atividades realizadas em parceria com bolsistas de outros programas em realizações de oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos em exposições dos materiais do laboratório de matemática como também confecções específicas realizadas pelos próprios bolsistas. Também fizeram parte de nossas ações, a resolução de provas do ENEM para alunos dos terceiros anos, além do plantão tira dúvidas, que consistiam em aulas de reforço aos alunos envolvidos no projeto.
Muitas outras ações foram realizadas como também materiais confeccionados proporcionando assim rica experiência e aprendizagem prática de pesquisa e extensão.

3     Resultado e discussão

Segundo relatos e testemunho da coordenadora e diretora da instituição cuja qual atuamos,os trabalhos do PIBID ali têm sido de grande valia e aproveitamento aos alunos e a escola. Reciprocamente, por parte dos bolsistas, sempre é compartilhado o quanto o programa nos dá uma experiência mais significativa que o estágio do curso, por conta principalmente do envolvimento mais contínuo com a realidade, não só da sala de aula, mas com todo ambiente escolar e docente, visto que acompanhamos o dia a dia do professor supervisor durante todo o ano letivo. Mais ainda quanto ao fato de acompanharmos durante todo o ano uma turma específica, podendo assim, participar de todo o desenvolvimento de aprendizagem da mesma como também suas dificuldades e desafios que o professor enfrenta para poder saná-las.
Afim de nos certificarmos de tal resultado das ações do PIBID na escola, está sendo realizada uma análise do rendimento das notas dos alunos desde o ano anterior ao que iniciamos até o ano atual, para que daí, possa se traçar um parecer dos resultados de nosso trabalho com os alunos através do programa.
Quanto à discussões, o programa em torno de si é todo movido a discussões  quanto à ações a serem feitas que possam melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, em todas as reuniões semanais que realizamos, como também em todos os congressos e encontros referentes ao PIBID em que participamos, são geradas várias discussões e debates a respeito do programa e seus efeitos à educação pública.

4     Conclusões

Podemos tomar então o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência como uma oportunidade ímpar a um graduando em licenciatura de se envolver com sua futura realidade de trabalho de forma bem mais ampla e atuante que no estágio do curso, onde poderá também manter um contato mais expressivo com seu público alvo, os alunos, de forma a já se envolver, conhecer e identificar onde estão suas mais comuns carências e dificuldades de aprendizagem, proporcionando-lhe assim, uma expressiva experiência já antes mesmo de atuar como profissional da educação.
Temos também no programa, a oportunidade da realização de pesquisas e estudos de artigos e trabalhos de variados temas voltados a educação que possivelmente não se tenha podido ter acesso nas disciplinas de educação do curso. Ainda, as publicações, elaborações e apresentações de trabalhos e pesquisas realizados ao longo programa. Ou seja, o programa consiste em uma grande ferramenta de aperfeiçoamento prático do graduando em licenciatura, futuro profissional da educação básica.

5     Referencias

GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira e TIMM, Ursula Tatiana (2000) Utilizando curiosidade e jogos matemáticos em sala de aula: disponível http://www.somatematica.com.br/artigos/a1/, acesso em 01 set. 2013.
NOÉ Marcos(/as), A importância dos Jogos no Ensino da Matemática disponível em  http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-importancia-dos-jogos-no-ensino-matematica.htm, acesso em 31 ago. 2013.
Kelly R, Selva e Dra. Mariza Camargo: O jogo matemático como recuso para a construção do conhecimento, disponível em http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_4.pdf acesso em 01 ago. 2013


Agradecimentos
Agradeço primeiramente ao Todo Poderoso por sua destra que tem me sustentado. A CAPES por patrocinar e assim permitir a existência e eficácia deste programa. Ao professor-coordenador por me proporcionar fazer parte deste programa, como também à escola que tem cada dia nos recebido com mais afinco e receptividade nos dando grande liberdade de realizar nossas ações na instituição com apoio de todos da mesma. Aos meus colegas do programa, tanto os atuais como os que já passaram por nós, onde foram-nos dispostos tempos muito agradáveis juntos. A todos meu muito obrigado.


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